WhatsApp ameaça abandonar o Reino Unido: Entenda os motivos

WhatsApp ameaça abandonar o Reino Unido: Entenda os motivos

14 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

O WhatsApp é uma das poucas aplicações de mensagens que utiliza a criptografia de ponta a ponta em todas as suas mensagens. Isso significa que ninguém consegue ler as mensagens de uma conversa, a não ser os intervenientes na mesma.

A verdade é que esta criptografia de ponta a ponta não permite sequer que o próprio WhatsApp tenha acesso às mensagens trocadas entre utilizadores. E como é óbvio, governos e hackers também não conseguem ter acesso às mesmas. E a verdade é que essa situação parece incomodar alguns países/regiões, e o Reino Unido está a considerar mandar remover essa criptografia.

Segundo um projeto de lei, o governo do Reino Unido quer forçar aplicações de mensagens, como o WhatsApp, a aplicar políticas de moderação de conteúdo que não podem ser aplicadas sem a remoção da criptografia de ponta a ponta. Se o WhatsApp se recusar a cumprir esse pedido, poderá enfrentar multas de até 4% da receita anual da sua controladora, a Meta.

Mas Will Cathcart, o chefe do WhatsApp, deixou claro que o sistema de mensagens vai recusar a agir se fosse solicitado a enfraquecer a sua criptografia, já que o teria de fazer para todos os utilizadores.

“Os nossos utilizadores em todo o mundo querem segurança – 98% de nossos utilizadores estão fora do Reino Unido, eles não querem que reduzamos a segurança do produto”, disse ele nunca declaração durante uma visita ao Reino Unido, onde se reuniu com legisladores para discutir a regulamentação governamental da internet.

Meredith Whittaker, presidente de outra aplicação de mensagens criptografadas, o Signal, também disse recentemente que deixaria “absolutamente, 100%” de oferecer os seus serviços no Reino Unido se o projeto de lei a obrigasse a digitalizar mensagens. O chefe do WhatsApp reagiu a esta declaração. “Não reduziremos a segurança do WhatsApp. Nunca fizemos isso e aceitamos ficar presos em outras partes do mundo.”

Lei do Reino Unido visa aplicações como WhatsApp e Signal

A verdade é que a aplicação da Meta é a plataforma de mensagens mais popular no Reino Unido, usada por mais de 7 em cada 10 adultos que estão online.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.