Western Digital anuncia HDDs de 18 e 20TB

Western Digital anuncia HDDs de 18 e 20TB

6 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Western Digital anunciou duas novas unidades de disco (HDD) de 18 e 20TB que usam a tecnologia de gravação magnética assistida por microondas (MAMR). As primeiras remessas começam a ser expedidas até ao final do ano. E isso abre o caminho para a empresa elevar a capacidade dos discos para 40TB.

O centro de dados Ultrastar DC HC550 é uma unidade cheia de hélio nas versões de 16TB e 18TB. Utiliza 8 ou 9 pratos e tem faixas gravadas convencionalmente. A unidade de 20TB DC HC650 possui 9 pratos e usa gravação magnética shingled (SMR), com zonas de faixas parcialmente sobrepostas, para aumentar a capacidade de 2TB extras do HC550.

HDD 20TB
A actual tecnologia de PMR (gravação magnética perpendicular) está a atingir um limite de densidade de área, à medida que as áreas de bits tornam-se muito pequenas para sustentar uma polaridade magnética estável. O MAMR usa um meio de gravação mais estável que pode sustentar áreas de bits menores. Porém, a gravação de dados agora envolve o envio de energia de microondas na área de bits para permitir que a polaridade magnética seja definida pelo cabeçote de leitura/gravação.

A Western Digital vai lançar as suas novas faixas de HDDs com capacidades mais baixas, e uma quantidade limitada desses HDDs deverá ser comercializada antes do final do ano, e a produção em massa será lançada apenas no início de 2020.
De momento não foi divulgado qualquer preço.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.