Western Digital emite alerta sobre um malware que apaga a informação dos seus discos
25 Junho, 2021A Western Digital está a informar os seus clientes, que contam com o disco rígido My Book Live, que um malware que circula na Web, pode apagar toda a informação contida nele. O grupo recomenda desligar as suas unidades da Internet, pelo menos por enquanto e até que o assunto seja resolvido, para evitar surpresas.
Aqui fica a informação que é descrita pela Western Digital em relação ao malware
A Western Digital determinou que alguns dispositivos My Book Live estão comprometidos com malware. Em alguns casos, essa situação levou a uma redefinição de fábrica que parece apagar todos os dados do dispositivo. O dispositivo My Book Live recebeu a sua última actualização de firmware em 2015. Entendemos que os dados dos nossos clientes são muito importantes. Neste momento, recomendamos que desligue o seu My Book Live da Internet para proteger os seus dados no dispositivo. Estamos a investigar activamente o caso, e forneceremos actualizações para este tópico de discussão, assim que estiverem disponíveis.
Este discurso da Western Digital surge após vários relatos de utilizadores em diversos fóruns do grupo.
“Tenho um WD My Book activo ligado à minha LAN doméstica e funciona bem há anos”, escreveu uma pessoa. “Acabei de descobrir que, de alguma forma, todos os dados nele desapareceram hoje, enquanto os directórios parecem estar lá, mas vazios. Anteriormente, o volume de 2 TB estava quase cheio, mas agora está realmente vazio”, continua ele.
O WD My Book Live é um dispositivo de armazenamento capaz de se ligar à Internet. O disco rígido geralmente é ligado ao computador através da porta USB, e liga-se a uma rede local via Ethernet. Ao mesmo tempo, a aplicação WD My Book Live permite que os utilizadores acedam remotamente aos seus ficheiros armazenados nos servidores da Western Digital. Quando os utilizadores tentaram fazer login usando o painel via web, o painel informou-os que a sua password não era válida. Muitos outros proprietários também confirmaram que os seus dispositivos foram afectados pelo mesmo problema.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.