WannaCry: Marcus Hutchins passa de herói a criminoso

WannaCry: Marcus Hutchins passa de herói a criminoso

23 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Marcus Hutchins, conhecido como Malware Tech, é conhecido por ter ajudado a parar o vírus WannaCry. No entanto, também é acusado de ter software projetado para atacar o sistema bancário, entre 2014 e 2015. O mesmo declarou-se culpado das acusações que lhe eram apontadas.

O cientista da computação Marcus Hutchins é mais conhecido por ajudar a deter o ataque global aos computadores, pelo vírus conhecido como Wannacry, em 2017. Esse vírus, se assim o podemos classificar, afetou nada menos que 300.000 computadores, em mais de 150 países. Os Estados Unidos estimaram então que esse ataque, terá custado biliões de dólares e terá tido a mão da Coreia do Norte.

No entanto, o jovem especialista britânico está envolvido em histórias bem menos fascinantes. Os Estados Unidos acusam-no de pirataria, particularmente de ter participado na criação da base robótica Kronos, um malware que atinge os bancos desde 2014. No final, Marcus Hutchins foi acusado de seis acusações.

WannaCry

A prisão do cientista da computação de 24 anos no verão de 2017 abalou o mundo da segurança dos computadores, especialmente porque este último tinha uma aura muito positiva após as suas ações para deter o WannaCry.

Marcus Hutchins, em seguida, passou de um jovem génio que foi capaz de parar o progresso do ransomware WannaCry, que havia paralisado muitos serviços públicos e empresas, a um marginal. O site da Zdnet diz que o britânico declarou-se culpado de duas acusações. Para cada um delas, ele enfrenta cinco anos de prisão.

Note que o governo dos EUA concordou em abandonar outras acusações contra ele. Já em 2017, Marcus Hutchins havia sido libertado sob fiança. A sua prisão destaca a atividade muito limítrofe de algumas das atividades de hackers, muitas vezes à beira da legalidade.

O jovem entretanto disse no seu site, lamentar as suas ações e aceitar “total responsabilidade pelos meus erros”. Eu amadureci e, desde então, tenho usado positivamente as mesmas habilidades que eu havia abusado há muitos anos .”

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.