Venda de smartphones em queda livre e com tendência a agravar-se

Venda de smartphones em queda livre e com tendência a agravar-se

24 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

A acreditar nos dados mais recentes da Canalys, cada vez se vendem menos smartphones. Segundo a empresa, 2022 apresentou o pior desempenho desde 2014. A queda nas vendas é especialmente visível nas marcas mais pequenas.

Devido a menos inovação, uma economia a atravessar as suas dificuldades, e o facto dos smartphones durarem mais, vemos a venda de smartphones cair cada vez mais. A Canalys informa que se venderam menos 9% de smartphones este ano, em comparação com o mesmo período de 2014.

Neste trimestre, principalmente marcas como OPPO, OnePlus e Vivo perderam parte da sua participação de mercado. Samsung, Apple e Xiaomi continuam a dominar o top 3 bastante estável. Por exemplo, a participação de mercado da Samsung subiu de 21 para 22% no ano passado, a participação da Apple subiu de 15% para 18% e a participação da Xiaomi permanece nos seus 14%.

Segundo os analistas, as vendas de telefones voltarão a crescer no próximo trimestre, e no início de 2023, mas esse crescimento permanecerá limitado, até depois voltar a cair.

smartphones

Venda de smartphones muito abaixo do que era esperado

A Canalys diz que o crescimento deve-se principalmente às muitas ofertas e promoções oferecidas durante a Black Friday e no Natal.

“Agora que temos um período com mais descontos, os consumidores que adiaram as suas compras esperam ofertas interessantes e promoções de pacotes. Eles também esperam que os dispositivos mais antigos tenham um preço mais baixo.“

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.