TikTok procura parceiro na Europa para tranquilizar as autoridades

TikTok procura parceiro na Europa para tranquilizar as autoridades

4 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Perante a desconfiança das autoridades públicas europeias, o TikTok procura um parceiro que garanta que os dados dos seus utilizadores não são transferidos para a China. Este seria, portanto, um caso semelhante ao que está a acontecer nos Estados Unidos.

“Os governos ocidentais têm preocupações reais com a China e, portanto, como empresa fundada na China, temos uma responsabilidade maior de mostrar como protegemos os dados dos nossos utilizadores”, disse Theo Bertram, vice-presidente responsável pelas políticas públicas na Europa, na AFP.

A rede social pretende dar promessas após a decisão da Comissão Europeia de banir a aplicação nos dispositivos de trabalho da sua equipa, citando questões de segurança de dados. Desde então, medidas semelhantes foram tomadas pelo governo do Canadá, o Parlamento Europeu e pelo parlamento dinamarquês.

Na União Europeia, a ByteDance (empresa controladora do TikTok) também está sob investigação da Autoridade de Privacidade irlandesa, que suspeita que ele violou a lei europeia de proteção de dados (GDPR) em relação ao processamento de dados pessoais de crianças e transferências de dados para a China.

Tiktok tenta na Europa o mesmo modelo dos Estados Unidos

A TikTok deseja, portanto, replicar o modelo implementado nos Estados Unidos com a Oracle, que cuida desde o verão de 2022 dos dados dos utilizadores no país e audita os seus algoritmos.

“Todo o nosso código é visível para a Oracle. Não podemos fazer uma atualização sem passar por eles”, disse Theo Bertram.

Se o projeto, que já custou 1,5 biliões, for aprovado pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS), “A Oracle enviará atualizações da app TikTok diretamente” para a App Store, e garante proteção que também beneficiará os europeus porque a aplicação “será a mesma”, especificou.

“Para realmente convencer a opinião pública, devemos fazer o mesmo na Europa”, disse o executivo. “Estamos a trabalhar para criar três novos data centers e vamos trabalhar também com um parceiro”, acrescentou, sem dar mais detalhes nesta fase.

A Europa é o maior mercado do TikTok, com 150 milhões de utilizadores, incluindo 25 milhões no Reino Unido. Globalmente, a aplicaçao afirma ter mais de um bilião de utilizadores.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.