Tesla afirma estar a trabalhar para resolver o pior problema das baterias
3 Junho, 2022Tesla está a trabalhar numa bateria com vida útil de 1 século
Tão importante como a autonomia de uma bateria de um veiculo eléctrico, está a sua vida útil. A sua substituição pode ser uma grande dor de cabeça e custar muitos milhares de euros, que nem sempre estão pensados por quem compra este tipo veiculo.
E se a vida útil mais curta é um problema para a carteira dos consumidores, torna-se ainda num problema maior quando pensamos no ambiente. É que um carro eléctrico é muitas vezes apresentado como uma alternativa ecológica muito boa, mas não é uma solução milagrosa.
Hoje em dia, a bateria Li-ion à base de lítio é uma das melhores soluções para armazenar energia. Mas há duas preocupações principais com a exploração do lítio, a primeira é que o stock mundial não é ilimitado com um esgotamento esperado entre os anos 2050 e 2100, segundo estudos. O segundo problema é que a extracção de uma tonelada de lítio gera 15 toneladas de CO2, um enorme consumo de água, mas também uma deformação das paisagens da América do Sul. Para piorar as coisas, actualmente, a vida útil de uma bateria é de no máximo 20 anos.
A tão esperada revolução vem das equipas de pesquisa e desenvolvimento da Tesla, aqui lideradas por Jeff Dahn. Num artigo é intitulado: “Li(Ni0.5Mn0.3Co0.2)O2 como uma alternativa superior ao LiFePO4 para células de íons de lítio de baixa tensão de vida longa”.
Resumindo, a bateria é composta por diferentes compostos como níquel, cobalto, manganês, grafite e claro o famoso lítio. Por outro lado, este é outro tipo de lítio, lítio LiFSI. Segundo os primeiros testes, este novo armazenamento de energia manteria a sua eficiência máxima durante cerca de 100 anos. Mas temos de ter em consideração que esta bateria deve ser mantida a 25 graus para ser perfeitamente eficaz.
Resta saber se a produção em larga escala é possível e, em caso afirmativo, quando chegará ao mercado. Isso tornaria o carro eléctrico ainda mais interessante em relação aos carros com motor a combustão, uma verdadeira alternativa ecológica, e sustentável.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.