Temporada 1 de Waco estreia hoje no TVCine Action

20 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Os Estados Unidos sabem, como nenhum outro país, reler a sua própria história. E a de Waco não tem nada de bonito. O cerco que matou 76 pessoas – duas dezenas delas crianças – num incêndio em 19 de abril de 1993, no rancho Continua depois da publicidadeMonte Carmelo, na região de Waco, Texas, inspira a minissérie de 6 episódios Waco, que estreia em exclusivo no TVCine Action, dia  20 de Janeiro, segunda-feira, às 20h30.

Waco é a mais recente série a estrear no TVCine Action

Waco dramatiza a tragédia e humaniza os seus protagonistas. De um lado, o FBI e a ATF, a agência americana de controlo de álcool, tabaco e armas; do outro, homens, mulheres e crianças do Ramo Davidiano, uma seita criada por dissidentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, liderada por David Koresh (Taylor Kitsch), um fanático religioso que acreditava ser o último profeta. Todos os homens que aceitavam viver em Monte Carmelo, tornavam-se celibatários. As suas companheiras tornavam-se mulheres de Koresh, que com elas, teve mais de uma dezena de filhos. Assim, na época do cerco, pesavam sob Koresh, além da acusação de manipular armamento pesado, as de violação e abuso infantil.

Waco

Alertada para atividades de um grupo religioso no Texas, a ATF tenta entrar na sede à força. Em 28 de Fevereiro de 1993, a ação virou uma intensa troca de tiros, resultando em mortes dos dois lados e no início do cerco. Os agentes federais temiam um suicídio coletivo, à semelhança do que tinha ocorrido com a seita de Jim Jones em 1978, quando 900 pessoas se mataram. Esse é um dos principais argumentos a justificar o cerco, tendo-se recorrido a todos os meios, incluindo tortura psicológica, para tentar retirar as pessoas do rancho com o mínimo de efeitos colaterais.  No entanto, os membros da seita dizem constantemente que só querem viver em paz com suas próprias crenças – a morte não estava nos planos. Gary Noesner (Michael Shannon)  é um ex-negociador chefe do FBI e o homem que ficou à frente das operações e em contacto direto com Koresh, durante os 51 dias do cerco. No entanto, tudo foi conduzido de forma errada. Noesner tenta ganhar tempo para a retirada das pessoas, mas o documento assinado por Janet Reno, procuradora-geral dos EUA na gestão Bill Clinton, aprovou uma investida final com gás lacrimogénio, que determinou a trgédia que viria a acontecer. Os acontecimentos de Waco incitaram um enorme debate nos EUA sobre liberdade religiosa e beliscaram a credibilidade da ATF e do FBI, uma vez que ficou comprovado o despreparo dos agentes em lidar com situações do género.

A produção, dos irmãos John Erick e Drew Dowdle, teve como base os livros: Stalling for Time, de Gary Noesner, e A Place Called Waco, de David Thibodeau, um dos sobreviventes. Andrea Riseborough, Paul Sparks, Rory Culkin, Shea Whigham, Melissa Benois, John Leguizamo, Julia Garner e Glenn Fleshler, entre outros, completam o elenco. Waco, uma minissérie dramática e repleta de momentos de tensão, é uma estreia exclusiva TVCine Action, dia  20 de janeiro, segunda-feira, às 20h30.

Se quiser assistir ao trailer da série, basta aceder aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.