Telefones Huawei com aplicações Google não deverão receber mais actualizações
17 Agosto, 2020Há muito tempo que os Estados Unidos acusaram a Huawei de praticar espionagem em nome do governo Chinês, e a verdade é que até hoje não foi apresentada qualquer prova nesse sentido, pelo menos que tenhamos conhecido. Uma das consequências dessa acusação, chega em forma de proibição das empresas americanas de negociar com o fabricante chinesa.
No entanto, uma licença temporária tinha sido concedida, e foi prorrogada, algumas vezes, mas essa mesma licença expirou, e como tal, as empresas americanas já não podem negocias com a Huawei. E uma dessas empresas, é a importante Google, já que ela é a responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo Android. Como a licença expirou, a Google já não tem mais permissão para trabalhar com a Huawei e isso naturalmente tem um impacto nas actualizações do sistema operativo.
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos disse ao Washington Post que a licença fornecia “uma oportunidade para os utilizadores de dispositivos Huawei, e operadores de telecomunicações continuarem a operar temporariamente com esses dispositivos e redes existentes, acelerando a transição para outros fornecedores”.
Licença temporária expirou, e Huawei não pode trabalhar com empresas Americanas
Por sua vez, a Google confirmou que a licença que permitia ajudar a Huawei a continuar a oferecer suporte aos smartphones, e tablets, actuais expirou.
Essa expiração tem um impacto global, já que todos os smartphones da Huawei funcionam com o sistema Android. A Huawei tem potencial para obter uma nova licença temporária dos Estados Unidos, mas parece que por enquanto isso não será possível. especial impacto será naqueles telefones que saem de fábrica com as aplicações da Google, já que actualizando esses as aplicações em questão desaparecerão. Já naqueles que não possuem aplicações Google, tudo deverá continuar como até aqui, já que o sistema operativo Android é de código aberto, e a Huawei poderá continuar a disponibilizar o mesmo para os seus dispositivos.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.