Tecnologia da Qualcomm vai revolucionar os jogos para smartphone

Tecnologia da Qualcomm vai revolucionar os jogos para smartphone

27 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Se acreditarmos nas palavras da Qualcomm, os jogos AAA estão mesmo a chegar aos smartphones. A empresa por trás dos chips Snapdragon não economiza nos meios para trazer os jogos para smartphone para uma nova era.

Embora os jogos móveis sejam uma atividade muito popular, os famosos títulos AAA são voltados principalmente para as consolas e PC. Uma escolha nada surpreendente na medida em que estas máquinas têm uma potência gráfica sem medida com o smartphone.

Diante da popularidade dos smartphones, e dos tablets, ainda vemos esforços de toda a indústria. À frente da procissão, a Qualcomm inspira-se no que é feito nos PCs, como evidenciado pela adoção de ray tracing para o seu chip Snapdragon 8 Gen 2. O grupo de San Diego segue a MediaTek, Samsung ou ARM que oferecem suporte a ray tracing nos seus SoC. A Qualcomm poderia, no entanto, tirar vantagem com o Snapdragon Game Super Resolution (GSR).

O que é o Qualcomm Snapdragon Game Super Resolution?

GSR é uma tecnologia de dimensionamento projetada para funcionar com GPUs Adreno. Ele promete melhorar significativamente o desempenho dos jogos móveis, bem como a duração da bateria, reduzindo o consumo de energia. A Qualcomm faria dupla função em dispositivos com um chip Snapdragon.

Qualcomm

O princípio lembra um pouco o DLSS da NVIDIA e visa melhorar os gráficos e proporcionar maior fluidez. A partir de uma imagem de baixa definição, a tecnologia fará um “upscaling” para passar para uma definição maior mantendo a qualidade. Destaca-se assim o GSR da interpolação bilinear (bilerp), técnica comum em mobile e economizadora de energia, mas que pode comprometer a qualidade gráfica.

Como funciona?

A Qualcomm detalha como o GSR funciona, apresentando-o como uma “técnica de dimensionamento espacial de uma passagem otimizada para unidades de processamento gráfico (GPUs) Snapdragon Adreno”. A empresa anuncia desempenho “duas vezes melhor” em comparação com as soluções concorrentes.

Na verdade, a Qualcomm afirma que a sua tecnologia pode transformar títulos 1080p em jogos 4K. Nos exemplos, também vemos os jogos GSR alternando da definição de 540p para 1080p ou conteúdo de 720p para 1140p. Também permitiria que os jogadores passassem dos 30fps para mais de 60fps, ou seja, com muito mais fluidez.

Por exemplo, o especialista em chips elogia o desempenho do Snapdragon 8 Gen 2. No entanto, o Snapdragon Game Super Resolution não se limita apenas ao SoC topos de gama da Qualcomm. A tecnologia pode ser executada em muitos GPUs Adreno, começando com o Snapdragon 6 Gen 1.

Ainda não se sabe quando a Qualcomm lançará essa nova tecnologia. O grupo garante que os jogos mobile com Snapdragon GSR devem chegar ainda este ano. A lista de jogos que aproveitam essa tecnologia inclui Call of Duty Warzone Mobile, Jade Dynasty: New Fantasy, Return to Empire, Justice Mobile, Naraka Mobile, Farming Simulator 23 Mobile. Isso pode ajudar os smartphones para jogos a se tornarem mais interessantes.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.