Starlink vê-lhe negado subsídio de 900 milhões

Starlink vê-lhe negado subsídio de 900 milhões

16 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A FCC (Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos) recusou que a Starlink, uma subsidiária da SpaceX, receba uma doação de 886 milhões de dólares do Fundo de Serviço Universal para expandir o serviço de banda larga por satélite em áreas rurais. Este financiamento faz parte do programa Fundo de Oportunidades Digitais Rurais (RDOF), que visa abrir as áreas rurais americanas mais isoladas, muitas vezes mal servidas por banda larga.

FCC fecha a porta à Starlink

A FCC afirma que a Starlink não conseguiu demonstrar a sua capacidade de fornecer o serviço prometido e que conceder a subvenção à empresa de Elon Musk não seria a utilização mais eficaz dos montantes limitados do serviço universal do Fundo. Esta decisão não é a primeira, até ecoa a rejeição no ano passado, e novamente pela FCC, do mesmo pedido de subsídio (que levou a empresa a recorrer).

Mesmo assim, a SpaceX, empresa-mãe da Starlink, ganhou o concurso para implantar Internet de alta velocidade em quase 643.000 locais em 35 estados, uma implantação que deveria ser financiada pelo RDOF.

A decisão da FCC deve surpreender os observadores, já que a implantação da banda larga via Starlink não apresenta absolutamente nenhuma preocupação técnica. Joe Biden tinha, no entanto, prometido levar a banda larga a todos os lugares dos Estados Unidos, mas, na verdade, os montantes atribuídos a esta abertura foram amplamente revistos em baixa desde o início do seu mandato, enquanto certas decisões de órgãos federais, ou governamentais, parecem ser, acima de tudo, uma postura ideológica contra grandes grupos tecnológicos (como o processo movido contra a Microsoft pela FTC no contexto da aquisição da Activision Blizzard King).

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.