Spotify anuncia ter 195 milhões de assinantes pagantes mas ainda continua no vermelho

Spotify anuncia ter 195 milhões de assinantes pagantes mas ainda continua no vermelho

27 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Spotify publicou os seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2022 e afirma contar atualmente com 195 milhões de assinantes pagantes, o que representa um aumento de 13% em apenas um ano.

De julho a setembro, o Spotify ganhou 23 milhões de utilizadores ativos mensais para atingir 456 milhões no total, incluindo 195 milhões de assinantes pagos, os 261 milhões utilizam o serviço gratuitamente com publicidade. O serviço de streaming registou assim uma taxa de crescimento superior (20%) à dos três meses anteriores (19%), a mais elevada desde o segundo trimestre de 2021.

Em detalhe, o aumento de utilizadores ocorreu principalmente em regiões do mundo fora das Américas e Europa, que agora representam 26% dos utilizadores, quando esse numero era de 11% há quatro anos. No entanto, estes são principalmente utilizadores com o plano gratuito suportado por anúncios. A base de assinantes pagantes mudou relativamente pouco, com 88% a chegar das Américas e Europa, comparado a 91% há quatro anos.

O Spotify ainda vê o ritmo acelerar no quarto trimestre e espera um crescimento de 24%, com 479 milhões de utilizadores ativos mensais no final de 2022, incluindo 202 milhões de assinantes pagantes.

“Há muita incerteza no mundo” de momento, mas “além da publicidade, não vemos nenhum impacto disso”, comentou Daniel Ek, fundador e CEO, durante uma teleconferência após a publicação dos resultados financeiros, admitindo que as receitas publicitárias foram afetadas pela conjuntura económica.

Spotify

Número de utilizadores do Spotify cresceu no ultimo trimestre

O volume de negócios da parte gratuita da plataforma, que depende de publicidade, registou assim o seu crescimento mais fraco no período recente, com 19% ao longo de um ano, contra 75% em igual período de 2021.

A faturação superou as expectativas, em 3,04 biliões de euros, um aumento de 21% em apenas um ano. Analistas esperavam 3,02 biliões de euros. Por outro lado, os custos estão a aumentar mais rapidamente que as receitas (+25%) devido a contratações, investimentos, aquisições e gastos com publicidade, o que está a pressionar as margens. O Spotify ainda os vê desmoronar no quarto trimestre. O grupo ampliou o seu prejuízo líquido para 166 milhões de euros contra 160 milhões de euros um ano atrás.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.