Smartwatch’s da Apple recebem um novo WatchOS
5 Junho, 2019A Apple anunciou o novo WatchOS 6, uma nova versão do seu sistema operativo projectado especificamente para os smartwatches da empresa. Segundo a Apple, o watchOS 6 tornará o Apple Watch mais independente do iPhone, graças ao suporte de novas aplicações nativas, integração completa com a App Store, através do qual será possível instalar as aplicações em apenas algumas etapas e muito mais.
Aqui fica a declaração de Jeff Williams, diretor de operações da Apple:
O Apple Watch tornou-se uma parte indispensável da vida diária dos nossos clientes, desde ajudar os utilizadores a manterem-se em contacto com as pessoas e as informações de que mais gostam, para inspirá-los a viver um dia melhor e mais activo. O WatchOS 6 amplia o nosso compromisso de ajudar os utilizadores a gerir melhor a sua saúde e boa forma com novas e poderosas ferramentas pessoais.
Algumas das novidades do watchOS 6 são:
- Três novas aplicações nativas : audiolivros, notas de voz e calculadora. Os smartwatches da Apple tornam-se cada vez mais úteis e podem ser usados sem necessariamente ter que instalar um aplicativo complementar em dispositivos iPhone para ouvir audiolivros, gravar notas de voz (a Apple especificou que não memoriza notas de áudio dos usuários) e rapidamente cálculos matemáticos.
- Aplicação nativa para acesso à App Store : uma das principais (e mais esperadas) novidades do watchOS 6. Graças à nova versão do sistema operacional smartwatch, poderemos, portanto, consultar todos os aplicativos compatíveis, ler descrições, visualizar capturas de tela e instalá-las diretamente relógio. Agora, os desenvolvedores podem criar aplicativos somente para Watch Watch.
- App dedicada ao rastreamento do ciclo menstrual (Cycle Tracking) : notícias agradáveis também para o mundo feminino na posse de um Apple Watch: graças à nova versão do sistema operacional para smartwatch, será possível armazenar informações sobre o ciclo menstrual (fluxo, sintomas, monitoramento de fertilidade e mais), que podem ser consultados a qualquer momento no centro de saúde. Essa funcionalidade estará disponível por meio do aplicativo Health também em dispositivos iPhone com iOS 13.
- Novos recursos para a saúde: a Apple expande o conjunto de funcionalidades voltadas para fitness e saúde por meio do uso de um dispositivo Apple Watch e da nova guia Tendências. Com o watchOS 6, em particular, o aprendizagem de máquina é introduzido no progresso em áreas como cardio fitness, rotas de subida e ritmo de caminhada, medição de ruído ambiental através de mostradores de relógio e muito mais.
- Novos sons na hora mudam: o Apple Watch reproduzirá um som de sua escolha após cada mudança de horário
APIs de streaming de áudio : aplicativos de terceiros agora suportam a capacidade de transmitir áudio. Um exemplo é dado do aplicativo da NBA e um relatório de correspondência. - Novos mostradores : Gradiente com interface gradiente, Califórnia, Compact Modular, Mostrador Solar e Numerais
- Siri : as consultas de pesquisa da Siri agora podem exibir totalmente os resultados das páginas da Web no Apple Watch
- ID da música no Shazam : inserida a possibilidade de reconhecer o título da musica que está a ser ouvida
O WatchOS 6 já está disponível para desenvolvedores. O lançamento público ocorrerá a partir do outono de 2019.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.