O meu smartphone caiu na água, o que fazer?

O meu smartphone caiu na água, o que fazer?

15 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Chegou a época de férias, e a época balnear, e por isso é natural que os acidentes com água aconteçam com um pouco mais de frequência. O seu telefone caiu na água? A primeira situação que tem de perceber, e saber, é saber se o seu telefone conta com uma certificação IP, seja ela IP53, IP68, ou qualquer outra que lhe proteja contra a água.

Se o seu equipamento conta essa protecção, então se deixou cair o smartphone na água e retirou-o de imediato, não deverá ter problemas, já que o equipamento conta com protecções contra esses acidentes. Caso o seu equipamento não tenha a certificação, então o melhor é seguir alguns passos para o tentar salvar.

Seguindo algumas etapas, poderá salvar a vida do seu smartphone. Cuidado, porém, o método só funciona para dispositivos que oferecem acesso simples à bateria e aos circuitos, portanto, com uma tampa traseira removível. Sim, é raro em 2021, mas ainda existem alguns equipamentos assim.

na água

O que fazer quando o smartphone cai na água?

  1. Remova imediatamente o dispositivo da água! Sim, parece lógico, mas às vezes alguns utilizadores, em pânico, tendem a fazer um pouco de qualquer coisa e não necessariamente ter esse primeiro reflexo.
  2. Remova a bateria o mais rápido possível para evitar queimar tudo. Se possível, é claro, elas não são mais removíveis em smartphones recentes. Não tenha medo, se possivel remova logo a bateria do equipamento, faça o mesmo com o cartão SIM e o cartão SD, e tudo aqui que se poder destacar do equipamento.
  3. Limpe o máximo possível: Utilize toalhas de papel e cotonetes para os menores cantos e recantos, mas nunca utilize um secador de cabelo. Limpe o máximo que conseguir, sacuda o telefone com cuidado, com o objectivo de tirar o máximo de água que estiver no seu interior.
  4. Coloque o smartphone num saco com arroz. Não estou a brincar, estou mesmo a falar do arroz que utilizamos na alimentação, ou em sua substituição podemos usar o sílica gel, mas isso não é habitual ter em casa. Lembre-se de mergulhar completamente o telefone no arroz (ou no silica gel), e não se esqueça de tirar o ar do saco e volte a fechar o saco. O arroz e o gel de sílica absorvem toda a humidade.
  5. Espere entre 48 a 72 horas antes de reabrir o saco. Quanto mais tempo esperar, maiores são as possibilidade de sucesso. Abra o saco e verifique se está tudo seco. Se não tiver, volte a meter dentro do arroz e espere mais uns dias, caso esteja, coloque a bateria e liguei a máquina para verificar se o smartphone está a funcionar bem.
Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.