Skydweller: Marinha dos EUA prepara drone com autonomia de 90 dias

Skydweller: Marinha dos EUA prepara drone com autonomia de 90 dias

8 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Os drones ocupam uma papel cada vez mais importante nas operações militares. Recentemente, Israel revelou ter sido o primeiro país a usar drones autónomos no teatro de operações militares. Claro, os Estados Unidos não querem ficar para trás e já estão a preparar uma resposta.

Se a DARPA já pensou numa tecnologia anti-drone, a Marinha dos Estados Unidos está à procura de uma forma de conduzir patrulhas militares de longo prazo. Enquanto os drones da Marinha dos EUA actualmente só podem ficar em vôo durante cerca de 30 horas, eles já estão a desenvolver um drone capaz de ficar 90 dias em vôo. Para tornar este projecto uma realidade, a Marinha dos Estados Unidos colaborou com a empresa aeroespacial americana-espanhola Skydweller Aero. O novo dispositivo, chamado Skydweller, é inspirado no Solar Impulse 2, uma aeronave solar tripulada que viajou pelo mundo em 2015 e 2016. Porque sim, o drone também será movido a energia solar, pelo menos, na maior parte do tempo.

O Skydweller da Marinha dos EUA terá uma envergadura de 72 metros, e contará com 885 metros quadrados de células fotovoltaicas que podem gerar até 2 quilowatts de energia. Também será capaz de transportar 360 kg de instrumentos de reconhecimento, e vigilância marítima.

Skydweller

Skydweller contará com 90 dias de autonomia

As informações mais recentes dão conta de que este drone será capaz de voar a uma velocidade máxima de 185 km/h e a uma altitude máxima de 14.000 metros. Mas a empresa ainda planeia equipar o Skydweller com células a combustível de hidrogénio para que o dispositivo possa funcionar mesmo com mau tempo.

O co-fundador da Skydweller Aero, John Parkes, disse que o drone vai economizar ao governo dos EUA enormes quantias de dinheiro no custo total da maioria das missões de segurança nacional.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.