Samsung trabalha em novos processadores personalizados para smartphones

Samsung trabalha em novos processadores personalizados para smartphones

6 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Como todos sabem, a Samsung decidiu não incluir processadores Exynos na sua mais recente linha de smartphones topo de gama, a Galaxy S23, no entanto, há rumores de que a empresa está a trabalhar num novo chipset que deve estrear em 2025.

Agora parece que a Samsung está a dar um passo adiante, pois estaria a preparar uma equipa para desenvolver o seu próprio núcleo personalizado. Segundo relatos da publicação coreana Pulse News, a Samsung Electronics está a criar uma nova equipa para desenvolver um núcleo personalizado que seria liderado por um novo contratado que seria um ex-funcionário da AMD a ficar como responsável pelo desenvolvimento do CPU.

Segundo os relatos, a empresa está a acelerar o trabalho em torno deste seu processador de smartphone de última geração, que segundo rumores pode ser lançado em 2025 sob o nome Galaxy Chip. A fonte coreana sugere que a Sul Coreana manteria a tecnologia ARM para este novo processador, já que o desenvolvimento do CPU personalizado ainda estaria nos estágios iniciais.

Esta não seria a primeira vez que a Samsung adotaria um núcleo de CPU personalizado nos seus processadores de smartphone. A empresa utilizou anteriormente núcleos de CPU Mongoose personalizados em processadores Exynos, de 2016 a 2020, mas optou por usar CPUs ARM a partir de 2021 porque eles funcionam melhor em algumas áreas críticas.

Samsung pode estar a preparar o Galaxy Chip

A nova tecnologia pode oferecer à Samsung algumas alternativas se os CPUs móveis da ARM não forem poderosos, ou eficientes, o suficiente no futuro, no entanto, este novo CPU personalizado pode tornar-se numa realidade em 2027.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.