Samsung proíbe funcionários de utilizar AIs generativas (ChatGPT / Google Bard)

Samsung proíbe funcionários de utilizar AIs generativas (ChatGPT / Google Bard)

2 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

A Samsung alertou os seus funcionários de que eles não têm permissão para utilizar inteligências artificiais (IA) generativas, como ChatGPT ou o Google Bard. Segundo está a ser avançado pelo Bloomberg, a empresa agiu depois de descobrir que os funcionários haviam carregado um código confidencial no ChatGPT.

A Samsung enviou um memorando a proibir o uso do ChatGPT para uma das suas maiores divisões. Um documento interno diz que a empresa Sul Coreana está preocupada com a forma como os serviços de IA armazenam os dados do utilizador.

A empresa também observa que as informações transmitidas às plataformas de IA são armazenadas em servidores externos, o que dificulta a sua recuperação e/ou exclusão e, portanto, pode acabar por ir parar às mãos de outros utilizadores ou empresas.

“O interesse em plataformas de IA generativas, como o ChatGPT, cresceu interna e externamente”, disse a Samsung aos seus funcionários. “Embora esse interesse esteja focado na utilidade e eficácia dessas plataformas, também há preocupações crescentes sobre os riscos de segurança apresentados pela IA generativa”, acrescentou o grupo.

Segundo a nova política da Samsung, os funcionários estão proibidos de usar produtos de IA generativa nos seus telefones, tablets, computadores e na rede interna da empresa. Obviamente, esta política não se aplica aos consumidores da empresa.

A propósito, o BingAI, desenvolvido pelo ChatGPT, agora é parte integrante dos telefones Galaxy graças à integração do teclado SwiftKey. Esse teclado que pertence à Microsoft vem pré-instalado na inteface da empresa, a One UI.

“Pedimos que siga diligentemente as nossas diretrizes de segurança, caso contrário, uma violação ou comprometimento das informações da empresa pode resultar em ação disciplinar, incluindo demissão”, disse a Samsung à equipa na sua nota.

Samsung prepara algumas ferramentas internas

Enquanto isso, segundo os dados do Bloomberg, a Samsung está a desenvolver as suas próprias ferramentas internas de IA para tradução e síntese de documentos, bem como desenvolvimento de software. A empresa também está a trabalhar em formas de bloquear o upload de informações confidenciais para serviços externos.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.