Samsung: One UI 6 pode finalmente implementar as atualizações continuas

Samsung: One UI 6 pode finalmente implementar as atualizações continuas

15 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

Em 2016 a Google anunciou ao mundo o sistema de partição A/B na então última versão do seu sistema operativo, o Android 7.0 Nougat, cujo objetivo era acelerar as atualizações de software. Posteriormente anunciaram o Seamless Update (atualizações Continuas), que na verdade é uma funcionalidade que permite que o sistema permaneça funcional graças à partição ativa, enquanto a inativa pode ser atualizada em segundo plano e posteriormente restaurada com um reinicio rápido.

As atualizações contínuas são teoricamente obrigatórias a partir do Android 13, mesmo que o facto de um smartphone ser tecnicamente compatível não signifique que a sua fabricante tenha implementado essa funcionalidade; entre os exemplos mais famosos está certamente o da Samsung, que ainda não equipou os seus smartphones com a função de atualização contínua, embora talvez a situação possa mudar num futuro próximo.

Conforme antecipado no início, embora atualmente o CDD do Android 13 não torne obrigatória a adoção de partições A/B pelas fabricantes, parece que a Google impôs a libertação da licença GMS em smartphones com Android 13 nativo; por isso, a empresa adicionou novos testes ao VTS (Vendor Test Suite) que torna obrigatório o suporte A/B virtual para novos dispositivos lançados com o Android 13.

Aqui fica a definição das atualizações contínuas:

Atualizações contínuas (A/B): instala em segundo plano enquanto os dispositivos estão em execução. Apenas uma reinicialização rápida é necessária. Os dispositivos podem ser utilizados ​​durante a instalação da atualização. Outra vantagem é a confiabilidade. Como a atualização é instalada numa segunda partição, o estado anterior pode ser revertido a qualquer momento em caso de falha. Na versão mais recente com atualizações A/B virtuais, o requisito de memória é um pouco maior do que na versão desatualizada sem A/B.

Apesar disso, sabemos bem que os dispositivos da Samsung ainda não são compatíveis com atualizações contínuas mas, segundo o que foi partilhado na rede Twitter, parece que a empresa decidiu finalmente adaptar-se.

Assim, parece que a Samsung pretende adotar o protocolo de atualização em questão a partir do Android 14 e, portanto, o One UI 6 . Para deixar claro, é improvável que a empresa implemente esse recurso mesmo em dispositivos atualmente no mercado que receberão a próxima versão do One UI, presumivelmente limitando a integração de atualizações contínuas a futuros smartphones com Android 14 (One UI 6) nativo.

Uma decisão deste tipo por parte da empresa poderia beneficiar muito a imagem da marca, o que melhoraria ainda mais a já excelente política interna de suporte de software, tornando estas operações mais simples e rápidas para os utilizadores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.