Samsung domina o mercado europeu de smartphone, e Apple continua a afundar-se

Samsung domina o mercado europeu de smartphone, e Apple continua a afundar-se

17 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

Tal como tem feito nos últimos anos, a Canalys revelou o seu ranking trimestral de vendas de smartphones no continente Europeu. Apesar de um ambiente lento para as vendas de smartphones em todo o mundo, o sector ainda está a flutuar na Europa, com as fabricantes a vender o mesmo que venderam no mesmo trimestre do ano passado. No entanto, as vendas foram redistribuídas, e uma nota de grande destaque, apesar de não ser uma novidade, a Apple está cada vez mais a perder terreno, assim como a Huawei, mas esta pelas razões já amplamente faladas, e por causa dos EUA (quem influencia a Europa).

Samsung domina a Europa

Em primeiro lugar do ranking, e sem surpresa, temos a Samsung, que registou uma boa progressão de + 20% em relação ao segundo trimestre de 2018. Ao contrário do que possa pensar, não foi a linha Galaxy S10 que impulsionou estes números, mas sim os telefones de gama média da série Galaxy A. A empresa sul-coreana distribuiu 3,2 milhões de Galaxy A50, que foi o smartphone mais vendido na Europa neste trimestre, 2,2 milhões de Galaxy A40 e 1,8 milhões de Galaxy A20e. Ao todo, foram quase 18,3 milhões de unidades vendidas, permitindo à Samsung subir como líder Europeu com 40,4% de participação de mercado.

Em segundo lugar temos a Huawei com 18,8% de market share na Europa. Com um crescimento sem sentido durante vários anos, a empresa chinesa, ao que parece, sofreu bastante com seus retrocessos com o governo dos EUA, e caiu 16% em relação ao ano passado. A Huawei terá vendido 8,5 milhões de smartphones na Europa.

Quanto à Apple, que ficou em terceiro lugar, a empresa regista uma forte queda, de -17% em relação ao ano passado, com uma participação de mercado na Europa que caiu para os 14,1%. Ao todo, a fabricante californiana terá vendido 6,4 milhões de iPhone, incluindo 1,8 milhões de iPhone XR, o seu modelo mais vendido no velho continente.

Por fim, encontramos em quarto lugar a Xiaomi, que em conjunto com a gigante Samsung, foram as unicas que registaram grandes crescimentos, + 48% no ultimo trimestre. A Xiaomi terá vendido quase 4,3 milhões de smartphones durante o segundo trimestre, agora que eles desfrutam de uma melhor distribuição um pouco por toda a Europa.

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.