Samsung anuncia o novo Exynos 990: O processador do Galaxy S11

Samsung anuncia o novo Exynos 990: O processador do Galaxy S11

24 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Samsung anunciou o seu mais mais recente processador para dispositivos móveis, que é gravado num processo de 7nm, e estou a falar do Exynos 990. Este novo SOC chega com suporte para futuros telefones que terão recursos exigentes de inteligência artificial (IA), vídeo e 5G, alem disso tem um novo GPU, o Mali-G77, que é baseada na nova arquitectura Valhall.

Exynos 990 deverá equipar o Galaxy S11

Segundo foi reportado, este novo SOC tem um aumento de desempenho na ordem dos 20%, se comparado com o seu antecessor, e isso tudo graças à sua estrutura de CPU com três clusters, composta por dois núcleos personalizados, dois núcleos Cortex-A76 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55. Além disso, também é dito que o GPU Mali-G77 apresenta até 20% de melhoria no desempenho gráfico e na eficiência de energia.

Exynos 990

De particular interesse é a inclusão da Samsung de um recurso para ecrãs com taxa de actualização de 120Hz, que abre assim o caminho para futuros dispositivos da Sul Coreana com ecrãs com uma taxa de actualização superior.

No aspecto da Inteligência Artificial, o Exynos 990 inclui uma NPU (unidade de processamento neural de núcleo duplo) e um novo processador de sinal digital capaz de executar mais de dez triliões de operações por segundo. O NPU, em particular, suporta o processo de IA no dispositivo que a Samsung diz que aumentará a segurança e a eficiência do smartphone.

Exynos 5123 também anunciado

Para atender aos futuros requisitos de conectividade 5G, a Samsung também anunciou o modem 5G Exynos 5123, também ele gravado num processo de 7nm, com suporte para os espectros sub-6GHz e mmWave, bem como redes 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA, TD-SCDMA, HSPA e 4G LTE. A largura de banda da memória do processador também suporta taxas de dados LPDDR5 de até 5.500 megabits por segundo.

A Samsung iniciará a produção em massa do Exynos 990 e do Exynos Modem 5123 até ao final de 2019.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.