Rogue é a nova dor de cabeça dos utilizadores de equipamentos Android

Rogue é a nova dor de cabeça dos utilizadores de equipamentos Android

15 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Uma nova geração de malware foi identificada na Dark Net, e está a ser oferecido por uns meros $30, e que permite que praticamente qualquer utilizador possa controlar remotamente os dispositivos Android infetados.

Batizado de Rogue, este malware ainda não foi totalmente explorado, mas está a atrair o interesse de um número muito significativo, e crescente, de cibercriminosos que o comercializam na Dark Net. Este Malware é particularmente interessante porque ele oferece um arsenal de módulos particularmente avançado. Alem disso, trata-se de algo muito fácil de utilizar, e não é preciso ser um hacker, nem um utilizadores avançado, para realizar ataques eficazes.

O Rogue é capaz de monitorizar toda a atividade de um smartphone: recuperar navegação na web, chamadas e mensagens, passwords inseridas, contatos, fotos, dados bancários, e muito mais.

xhelper Antivírus malware Rogue

Rogue pode ser utilizado por qualquer pessoa

É a combinação de dois malwares já conhecidos: Cosmos e Hawkshaw. O malware, portanto, inicia solicitações de acesso ao utilizador, multiplicando as solicitações até que este finalmente as aceite. Para se proteger, e evitar a sua desinstalação, ele conta com um mecanismo muito simples: quando o utilizador o tenta excluir é apresentada uma mensagem que diz: “Tem a certeza que deseja apagar todos os dados do seu smartphone?”

O malware pode chegar às manchetes de sites de notícias nos próximos meses, nas primeiras campanhas de phishing que acompanharão a sua distribuição.

Como sempre, a melhor proteção é não descarregar qualquer APK da internet, e apenas descarregar aplicação de fontes fidedignas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.