Radeon VII: a nova placa gráfica de 7nm da AMD

Radeon VII: a nova placa gráfica de 7nm da AMD

10 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Os fãs do PC Gamming podem pular de alegria, já que a AMD revelou a sua nova placa gráfica de topo, a Radeon VII, na CES 2019. Usando a arquitetura Vega de segunda geração da empresa, esta é a primeira GPU de consumo construída sobre o processo de 7nm. Trata-se de uma placa gráfica focada nos jogos e chega logo depois de a empresa ter lançado as primeiras placas de 7nm Radeon Instinct no final do ano passado.

A Radeon VII possui 16GB de HBM2 no departamento de memória, uma TB/s de largura de banda de memória e 60 unidades de computação executados a 1,8 GHz. Ela custará $699 e chega ara competir com a RTX 2080 da Nvidia.

Destinada a jogos 4K, a AMD diz que a nova placa terá desempenho 25% mais rápido do que os GPUs Vega anteriores, ao mesmo tempo em que consome os mesmos níveis de energia graças ao seu processo mais eficiente de 7nm. Como exemplos, a AMD mostrou alguns slides que mostraram que o seu novo GPU consegue ter um desempenho similar à RTX 2080 em jogos como Far Cry 5 (DirectX 11) e Battlefield V (DirectX 12). No entanto, no título Vulkan Strange Brigade, a placa não deu qualquer hipótese à concorrência, como de costume.

No que se refere aos benchmarks, os resultados que foram mostrados também mostram que a Radeon VII supera facilmente a geração anterior de placas Vega, com ganhos de desempenho de quase 30% no Blender e no Adobe Premier, enquanto aumentaram em até 62% no OpenCL.

A Radeon VII, deverá chegar às lojas a 7 de fevereiro em todo o mundo e também virá com o mesmo pacote de jogos grátis, com o Devil May Cry 5, The Division 2 e Resident Evil 2, que a AMD está a oferecer com as suas placas RX e Vega.

A AMD parece estar a rodear-se do melhor hardware que existe no mercado, e isso é bom para os consumidores, uma vez que os preços praticados pela empresa geralmente são inferiores se comparados com a concorrência.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.