O que é o Google Suíte? Para que serve?

O que é o Google Suíte? Para que serve?

18 Janeiro, 2022 Não Por Joel Pinto

O Google Suite é um conjunto de ferramentas de produtividade que o Google coloca à disposição dos profissionais e das empresas. Esse conjunto inclui e-mail como domínio próprio, armazenamento na nuvem e diversas outras vantagens que estão disponíveis no navegador ou aplicações móveis através da Internet.

Hoje em dia, com a tecnologia avançando constantemente, todo a gente usa a Google e as ferramentas que coloca à disposição dos utilizadores. É possível afirmar que quase todas as pessoas que navegam na Internet usam o Google como motor de busca ou usam as ferramentas que a Google disponibiliza, como é o caso do Google Suíte.

Todas essas ferramentas estão disponíveis de forma gratuita e podem ser utilizadas desde qualquer tipo de dispositivo: computador, notebooks, tablets e smartphones. São tantas opções fantásticas para o dia a dia no trabalho ou nos estudos, que vale a pena fazer um curso de computação para conseguir tirar o máximo proveito dessas ferramentas.

Rival do Microsoft Office, o Google Suite oferece muitas aplicações de forma gratuita às pessoas físicas. Por exemplo: Gmail como correio electrónico, Drive para armazenamento e Documentos como o processador de texto, além do Google Calendar.

Para as empresas, existem alguns extras pelas quais devem pagar o Google Suite. Um desses extras é associar o domínio da empresa para que esta obtenha uma imagem profissional, pois, por exemplo, um presidente ou chefe de uma empresa X perde credibilidade se tiver como e-mail de trabalho, um que finaliza com ‘gmail.com’.

Esses, e muitos outros detalhes importantes são ensinados num curso de computação, para que os utilizadores entendam tudo sobre o mundo Google e possam utilizar todas as vantagens que o Google suíte oferece.

Google Suite

O que é que Google Suite oferece aos utilizadores

Com o passar do tempo e as necessidades dos usuários, tanto pessoas físicas como jurídicas, pessoas que trabalham ou estudam em casa e grandes empresas, o Google Suite teve que crescer e acrescentar ferramentas para cobrir essas necessidades.

Uma das ferramentas mais importantes e usadas é o Gmail, que é um serviço de correio electrónico (e-mail) muito completo. Este serviço, que é gratuito, pode ser integrado dentro de uma empresa para que esta obtenha o próprio domínio, mas aí já passa a ser um serviço pago.

No entanto, o Gmail não é a única ferramenta de comunicação que o Google Suite oferece. Além desse e-mail também existe:

  • Meet, que é para fazer videoconferências e também chamadas de VoIP. 
  • Calendar, um calendário para poder compartilhar eventos.
  • Currents, que é uma rede social simples e interna para os funcionários.
  • Chat, que é um aplicativo de mensagens instantâneas.

Sem dúvida alguma, o Google Suite procura rivalizar com o Microsoft Office 365. Não há dúvidas quanto à complexidade dessa rivalidade, porque a Microsoft leva décadas de vantagem. No entanto, aos poucos, o Google Suite está a conseguir aproximar-se.

Levando em consideração a importância de dominar Google Suite, é importante poder contar com certificados de cursos online, porque além de tudo aquilo que é possível aprender no curso, o certificado garante, perante os que estão a procura de funcionários que saibam tirar proveito dessas ferramentas, que esses funcionários saibam realmente trabalhar com essas ferramentas:

  • Documentos, através de um editor de textos que é compatível com o Word.
  • Planilhas de cálculos, que é compatível com o Excel.
  • Apresentações similares ao Powerpoint.
  • Formulários, ideais para criar e compartilhar pesquisas online.
  • Sites com o intuito de criar páginas web simples.
  • Drive, para armazenamento na nuvem.
  • Keep, um bloco de notas compartilhado.

Mas definitivamente, quais são as aplicações do Google Suite?

Um universo completo dentro do Google, é isso o Google Suite. Tudo aquilo que vê dentro do Google Chrome é de G Suíte. No entanto, é importante destacar que existem mais extensões que não são gratuitas e que, segundo o plano escolhido, é possível obter ainda mais ferramentas.

Para facilitar a compreensão do mundo do Google Suite, existem 4 pontos fundamentais: comunicação, armazenamento, criação e administração. Cada um deles oferece as seguintes ferramentas:

1.    Comunicação

  • Gmail: oferece desde 30 GB até um número ilimitado com filtrado de Spam.
  • Hangouts: para fazer videoconferências desde o computador, notebook ou smartphone. Podem participar até 25 pessoas de qualquer lugar do planeta.
  • Calendar: sendo possível integrar o calendário com o e-mail, esta ferramenta permite que os funcionários obtenham facilmente dados de reuniões, etc.
  • Hangouts chat: ferramenta para que os funcionários possam se conectar via chat com mensagens diretas e reuniões virtuais exclusivas.
  • Google Voice: para gerir números de telefones empresariais a grande escala.

2.    Armazenamento

  • Drive: para armazenar, sincronizar e partilhar de maneira simples e rápida, oferecendo um espaço desde 30 Gb até ilimitado.
  • Cloud Search: para encontrar tudo sobre a sua empresa desde o Google Suite. Ou seja, você conseguirá encontrar dados de Gmail, Drive ou Documentos para poder organizar o trabalho do dia a dia.

3.    Criação

  • Documentos: permite modificar de forma simultânea, tendo sempre a última versão. Desse modo, você poderá acessar um documento a qualquer momento e desde qualquer dispositivo.
  • Planilhas de cálculo: permite realizar cálculos matemáticos de forma simples, bem como gráficos, listas de tarefas, etc. É possível importar ou editar as folhas no instante.
  • Formulários: você pode fazer pesquisas adicionando imagens e / ou vídeos.
  • Apresentações: é possível organizar apresentações junto com outros usuários trabalhando ao mesmo tempo, deixando comentários, sugestões.
  • Sites: com Google Suite é possível criar sites de forma simples e segura, sem a necessidade de saber programação ou HTML.

4.    Administração

  • Console de administração:  através desta ferramenta Google pode gerir com segurança Google Suite na sua empresa.
  • Vault: permite manter correios e mensagens de todos, indefinidamente.
Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.