Samsung anuncia o novo Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2

Samsung anuncia o novo Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2

18 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Samsung Electronics anunciou hoje aquele que será o processador que vai equipar os equipamentos da série Galaxy S22, e estou obviamente a falar do altamente esperado Exynos 2200. E tal como era esperado, este processador é projectado com uma poderosa unidade de processamento gráfico (GPU), o Samsung Xclipse, que é baseada na arquitetura AMD RDNA 2. Com os núcleos de CPU baseados em Arm mais avançados disponíveis actualmente no mercadoe uma unidade de processamento neural (NPU) actualizada, este Exynos 2200 promete a melhor experiência de jogo para smartphone, além de melhorar a experiência geral em aplicações de fotografia e redes sociais.

Construído no mais avançado processo EUV (litografia ultravioleta extrema) de 4 nanômetros (nm) e combinado com tecnologia móvel, GPU e NPU de ponta, a Samsung criou o Exynos 2200 para fornecer a melhor experiência para utilizadores de smartphones. Com o Xclipse, o nosso novo GPU móvel construída com tecnologia gráfica RDNA 2 da líder do sector AMD, ele redefinirá a experiência de jogos móveis, auxiliado por gráficos melhorados e desempenho de IA”, disse Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics . “Além de trazer a melhor experiência móvel para os utilizadores, a Samsung continuará os seus esforços para liderar a jornada na inovação de chips lógicos.

O GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido único que está posicionado entre as consolas e o processador gráfico móvel. Xclipse é a combinação de 'X' que representa Exynos e a palavra 'eclipse'. Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo capítulo empolgante.

Com a arquitectura AMD RDNA 2 de alto desempenho como seu backbone, o Xclipse herda recursos gráficos avançados, como Ray Tracing acelerado por hardware (RT) e sombreamento de taxa variável (VRS), que anteriormente estavam disponíveis apenas em PCs, laptops e consolas.

O Exynos 2200 é um dos primeiros no mercado a integrar os mais recentes núcleos de CPU Armv9 da Arm, que oferecem uma melhoria substancial em relação ao Armv8 em termos de segurança e desempenho, as duas áreas que se estão a tornar criticamente importantes nos dispositivos de comunicação móvel actuais.

Samsung anuncia o novo Exynos 2200

O CPU octa-core do Exynos 2200 foi projectado numa estrutura tri-cluster composta por um único e poderoso núcleo principal Arm Cortex-X2, três grandes núcleos Cortex-A710 equilibrados em desempenho e eficiência e quatro Cortex-A510 com baixo consumo de energia pequenos-núcleos. Alem disso, ele oferece inteligência artificial (IA) no dispositivo mais poderoso com um NPU actualizado. O desempenho do NPU dobrou em comparação ao seu antecessor, permitindo mais cálculos em paralelo e melhorando o desempenho da IA. O NPU agora oferece uma precisão muito maior com suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia.

Além disso, o Exynos 2200 integra um modem 3GPP Release 16 5G rápido que suporta bandas de espectro sub-6GHz e mmWave (onda milimétrica). Com o Novo Rádio E-UTRAN – Conectividade Dupla (EN-DC), que utiliza sinais 4G LTE e 5G NR, o modem pode aumentar a velocidade em até 10 Gbps.

A sua arquitectura do processador de sinal de imagem (ISP) foi redesenhada para suportar os mais recentes sensores de imagem para resolução ultra-alta de até 200 megapixeis (MP). A 30 frames por segundo (fps), o ISP suporta até 108 MP no modo de câmara única e 64+36 MP no modo de câmara dupla. Ele também pode ligar até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmaras. Para gravação de vídeo, o ISP suporta resolução de até 4K HDR (ou 8K).

O primeiro equipamento a chegar ao mercado com este processador deverá ser o Galaxy S22, que segundo os rumores deverá ser anunciado no próximo dia 8 de Fevereiro.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.