Qualcomm anuncia o processador topo de gama para 2022: Snapdragon 8 Gen 1

Qualcomm anuncia o processador topo de gama para 2022: Snapdragon 8 Gen 1

1 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Tal como estava previsto, a Qualcomm anunciou o seu chip topo de gama que vai equipar os principais smartphones Android topo de gama em 2022, o Snapragon 8 Gen 1.

O Snapdragon 8 Gen 1 conta um novo núcleo Cortex X2, de alto desempenho, que consegue operar a 3 GHz, que promete oferecer desempenho até 40% melhor do que o modelo anterior (Snapdragon 888). A configuração é a seguinte: 1 Cortex X2 (núcleo de alto desempenho) a 3 GHz, três Cortex A71 a 2,5 GHz (núcleos para desempenho) e quatro Cortex A51 a 1,8 GHz (núcleos eficientes). Tudo isso diz respeito à parte do CPU (processador). Quanto ao GPU (parte gráfica), encontramos ganhos de desempenho de 30%, associados a cerca de 25% de economia de energia.

Alem disso, este chip é fabricado com um processo de gravação de 4nm para maior eficiência em comparação com o Snapdragon 888. Este modelo tinha uma gravação de 5 nm.

Além da velocidade, a Qualcomm concentra-se nos recursos e no desempenho da inteligência artificial. Graças ao mecanismo de inteligência artificial de 7ª geração da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1 oferece desempenho de IA quatro vezes mais rápido. Isso melhorará os recursos de processamento do dispositivo. Ele também permitirá a análise de voz com Sonde Health, que, segundo a Qualcomm, pode ajudar a monitorizar o seu bem-estar e detectar se um utilizador corre risco de contrair doenças como asma, depressão e até mesmo Covid-19.

A Qualcomm também se interessou pela parte da foto. O seu chip pode gerir até 18 bits (contra 14 bits para o Snapdragon 888). Isso captura 4.096 vezes mais dados do que antes. Assim, é (tecnicamente) possível tirar 240 fotos de 12 megapixeis num segundo. Na verdade, a Qualcomm diz que seu chip pode lidar com um sensor fotográfico de 200 megapixeis. No lado do vídeo, é possível filmar a 8K HDR a 30 frames por segundo.

Snapdragon 8 Gen 1

Qualcomm anuncia o novo Snapdragon 8 Gen 1

Também há uma melhoria para a câmara frontal. O Snapdragon 8 Gen 1 permite que o módulo da câmara consuma muito pouca energia, o que é conveniente para reconhecimento facial em todos os momentos do dia.

Outros recursos incluem um modem Snapdragon X65 de 5G de 4ª geração de até 10 Gb/s, velocidades semelhantes a Wi-Fi 6 e 6E (até 3,6 Gb / s) e Bluetooth 5.2. O chip também suporta Android Ready SE para chaves digitais de carros.

Os primeiros smartphones com o Snapdragon 8 Gen 1 chegarão no final de 2021, antes de chegar em massa em 2022. Diversas marcas já anunciaram a intenção de usá-lo, entre elas Black Shark, Honor, iQOO, Motorola, Nubia, OnePlus, OPPO, Realme, Sharp, Sony, Vivo, Xiaomi e ZTE.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.