Qualcomm quer acabar com as fotografias borradas nos smartphones

Qualcomm quer acabar com as fotografias borradas nos smartphones

28 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Qualcomm está a investir em tecnologias de visão neuromórfica da Prophesee, empresa Francesa que atua na área de visão computacional. A parceria plurianual inclui a integração dos sensores, e software, baseados em eventos Metavision da Prophesee nos SoCs da Qualcomm, e em câmaras de smartphones de última geração.

A empresa de San Diego mostra grande interesse em tecnologias para melhoramento e processamento de imagens: um exemplo disso é a recente demonstração do modelo de aprendizagem de máquina Stable Diffusion que pela primeira vez foi realizado num smartphone Android equipado pelo novo Snapdragon 8 Gen 2.

O objetivo declarado é trazer a velocidade, eficiência e qualidade da visão neuromórfica para dispositivos móveis através da “abordagem de deteção de pixel contínua e assíncrona baseada em eventos”, melhorando assim o desempenho das câmaras, especialmente em fotos com pouca luz ou objetos em rápido movimento. Em breve, os programadores receberão um kit de desenvolvimento para implementar sensores, e algoritmos, Prophesee em plataformas Snapdragon.

A tecnologia desenvolvida pela Prophesee concentra-se exclusivamente nas mudanças que ocorrem dentro de uma cena , “pixel a pixel, continuamente, em velocidades extremas”. Cada pixel do sensor Metavision é capaz de ativar de forma inteligente e assíncrona: quando isso acontece, falamos de um “evento”. Os eventos são determinados pela dinâmica da cena – portanto, pelas suas variações – e a velocidade de aquisição coincide com a dinâmica efetiva da cena.

Qualcomm trabalha com a Prophesee para melhorar a fotografia móvel

A sincronização de um sensor baseado em frame com um baseado em evento (da Prophesee) resulta em desfoque, pelo qual o sistema é capaz de preencher as lacunas entre os vários frames com eventos de apenas alguns microssegundos “para extrair informações de movimento puro por algoritmos e reparar o movimento borrão”.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.