Precisamos mesmo de um antivírus no Android?

Precisamos mesmo de um antivírus no Android?

3 Novembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Quem como eu frequenta fóruns dedicados ao Android, ou grupos nas mais variadas redes sociais, saberá que a o titulo deste artigo é uma pergunta muito frequente. Os tempos estão a mudar, e antes, a maior parte das vezes utilizávamos o nossos PC's para as tarefas mais comuns do dia-a-dia, e agora, essas mesmas tarefas são realizadas num telefone, ou num tablet.
Os vírus do Android são cada vez mais frequentes, o que leva os utilizadores a pensar que instalar algum tipo de software de segurança é uma boa ideia. Sim, ao contrário do que muitos possam querer afirmar, existem sim alguns vírus para Android, mas isso será suficiente para levar o utilizador a instalar uma aplicação que lhe vai consumir muita bateria, e recursos no telefone?

Antivírus no Android? Para que?

A resposta é não. Não precisa de instalar um antivírus no seu dispositivo Android. Apesar de existirem, Os vírus do Android não são tão comuns como às vezes parecem ser, e o seu dispositivo corre muito mais risco de ser roubado, do que infectado por um vírus. Mas é verdade: os vírus Android existem, e uma aplicação de antivírus decente pode proporcionar alguma tranquilidade... um efeito placebo.

A grande maioria dos vírus para Android são instalados através de uma aplicação duvidosa, e que dificilmente encontrará na loja oficial de aplicações da Google. Por padrão, o Android não permite a instalação de aplicações de outras fontes, portanto, não há grandes hipóteses de instalar acidentalmente uma aplicação que esteja infectada. E mesmo que isso aconteça, a Google removerá a aplicação da loja de aplicações, e solicitará ao utilizador para a remover do seu dispositivo.

Antivírus Android

No entanto, existem milhares de utilizadores que instalam aplicações fora das lojas oficiais, e isso é o pior que pode fazer. E mesmo nessas situações, não existe qualquer antivírus que o salve de uma possível infecção.

Tenho um antivírus no meu telefone, que me informa muitas vezes que bloqueou um vírus

Esses alertas, são somente falsos positivos que as aplicações reportam, para dar ao utilizador a falsa sensação de que está protegido. Não se deixe enganar por essas aplicações que lhe dizem que o seu dispositivo tem X vírus.

Tal como disse acima: Mantenha-se afastado das aplicações que dizem ser antivírus. Elas só criam um falso efeito de segurança no utilizador, dando-lhe alertas desnecessários para justificar um trabalho que eles não fazem.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.