PlayStation contracta ex-CEO da Capcom

PlayStation contracta ex-CEO da Capcom

18 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Aquele que foi um dos maiores responsáveis pelas divisões de negócios da Capcom nos Estados Unidos e na Europa, durante quase dez anos, Kiichiro Urata foi o principal arquitecto da boa saúde financeira da editora japonesa com o retorno à vanguarda das licenças como Monster Hunter, Devil May Cry e Resident Evil, foi agora contratado pela Sony Interactive Entertainment.

A sua chegada à casa mãe da PlayStation não é, portanto, surpreendente e menos ainda numa posição estratégica, já que a Sony xDev Japan tomou a sua independência após o encerramento do icónico Japan Studio para dar lugar à Team Asobi.

No passado, Kiichiro Urata ajudou a Microsoft a ganhar uma posição no mercado japonês com a Xbox 360 depois de uma primeira incursão completamente fracassada. Ele está na origem de parcerias com a Mistwalker, Cave e Square Enix para os exclusivos Blue Dragon, Lost Odyssey, Deathsmiles, DoDonPachi Resurrection, Guwange, Akai Katana, Star Ocean: The Last Hope e The Last Remnant.

Capcom
Kiichiro Urata

Kiichiro Urata (ex-CEO da Capcom) junta-se à Sony Interactive Entertainment

Esta contratação surge pouco tempo depois de um rumor afirmar que a Sony iria reunir programadores veteranos da Capcom, Square Enix e Konami para criar uma equipa de sonho para um novo estúdio em solo japonês.

O objectivo também seria alcançar o que o Japan Studio nunca foi capaz de fazer desde a era da PS3:

“Havia problemas de gestão, não estava a ir a lugar nenhum. Todos os seus maiores sucessos foram co-desenvolvidos, então a Sony percebeu que poderia simplesmente estender o xDev e manter o Asobi (que é seu IP de maior sucesso). A Sony tentou relançar o Japan Studio várias vezes, mas não funcionou. Esta é a razão pela qual estão a recomeçar. A Sony quer um excelente IP japonês que seja bem-sucedido globalmente e, ao mesmo tempo, seja bem-sucedido no Japão. Este não é o caso actualmente, Gravity Rush ou Knack não tiveram sucesso.“

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.