Playdate original conta agora com mais de 100 jogos

Playdate original conta agora com mais de 100 jogos

25 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

É um eufemismo dizer que o futuro do Playdate parecia bastante vago após o seu anúncio oficial em abril de 2022: uma consola portátil com ecrã a preto e branco, que tem uma pequena manivela como elemento de interface, tudo proposto a um preço indecente fora dos Estados Unidos, e que não encorajava necessariamente o otimismo.

Panic continua a disponibilizar jogos para a Playdate

E por fim, o estúdio Panic cumpriu a promessa de trazer regularmente novidades para a sua estranha consola: a Playdate agora conta com um catálogo de mais de 100 jogos, sem contar os jogos disponíveis via sideloading. É preciso dizer que os jogos oferecidos, longe de serem todos obras-primas, muitas vezes trazem um verdadeiro sopro de novidade, uma impressão de frescor reforçada pelo uso da manivela, mesmo quando esta se limita a um simples “truque”.

A consola também tem conseguido atrair criadores reconhecidos e por vezes até prestigiados, como Lucas Pope (Papers Please, Return of the Obra Dinn) ou mesmo Keita Takahashi (Katamari Damacy), muitas vezes para projetos com um toque quase experimental, que podem aparecer como um grande trunfo num setor de videojogos totalmente obcecado por grandes AAAs e ultraformatados.

Então é claro que as vendas da consola não ultrapassaram as 53 mil unidades desde o seu lançamento, mas esta já é uma boa pontuação para uma máquina de jogos projetada e distribuída por um “simples” estúdio de jogos independente.

“Quando iniciamos o projeto Playdate, nem tínhamos certeza se outros programadores iriam querer criar jogos para a nossa consola portátil. Alcançar 100 títulos no Catálogo um ano após o lançamento é emocionante”, declara com entusiasmo Greg Maletic, gerente de projetos da Panic.

O consola (+24 jogos) está disponível para importação por US$ 199,99 (sem portes), um preço extremamente alto que continua a ser o principal defeito desta mini-consola.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.