Photoshop Web prepara-se para se tornar gratuito para os utilizadores

Photoshop Web prepara-se para se tornar gratuito para os utilizadores

15 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

No passado mês de Outubro a Adobe lançou uma versão do sua popular aplicação, o Photoshop Web. Apesar de não ser um serviço tão completo como a versão de instalação para o Windows ou macOS, ela oferece um painel de ferramentas, e meios, para editar e retocar rapidamente uma foto.

Mas diante da impossibilidade de competir com as inúmeras possibilidades do seu próprio software de computador, a Adobe finalmente decidiu tornar o Photoshop Web um serviço colaborativo simples, permitindo mostrar fotos e criações para os seus contactos, permitir que eles editassem brevemente e depois partilhá-los com outros utilizadores ou com o seu proprietário original.

Agora a Adobe quer expandir o seu escopo e atender aqueles que não possuem qualquer licença para a aplicação, e simplesmente querem usar o serviço online para criar uma composição do zero. Porque até agora era necessário abrir uma imagem da aplicação de desktop e partilhá-la, para finalmente importá-la para o Photoshop Web. Isso não é mais o caso: o serviço online agora oferece um modo de edição e criação completo, sem que a versão para computador seja necessária.

A Adobe, portanto, quer garantir que o Photoshop Web se torne gratuito, a fim de demonstrar aos utilizadores as possibilidades do seu software de criação gráfica, e incentivá-los a adquirir a versão para desktop (que continuará a ser paga).

Photoshop Web

Photoshop Web torna-se numa aplicação freemium

A editora está, portanto, a realizar um teste no Canadá desta edição “freemium” dos seu serviço online. Nenhuma data de lançamento para uma distribuição mais ampla foi ainda comunicada pela Adobe, mas isso permitiria que o famoso software jogasse em igualdade de condições com aplicações móveis, e outros serviços online muito populares, como Canva ou Pixlr.

Observe também que a versão Web do Photoshop adapta-se perfeitamente aos smartphones e recentemente passou a oferecer suporte a comentários em imagens nesse tipo de dispositivo.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.