Pessoas com Pacemaker deverão manter-se afastadas do iPhone 12

Pessoas com Pacemaker deverão manter-se afastadas do iPhone 12

25 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, e se olharmos para os smartphones conseguimos ver que eles hoje em dia incorporam tecnologias muito avançadas, que há 10 anos ninguém acreditava que fossem existir. Por exemplo, o carregamento sem fio, que permite, como o próprio nome sugere, carregar o dispositivo sem que lhe seja ligado qualquer cabo.

No entanto, esse tipo de funcionalidade pode confundir alguns outros dispositivos. Este é particularmente o caso dos Pacemaker, e o iPhone 12 vem equipado com ímãs para a tecnologia MagSafe, que parecem ser verdadeiros inimigos desse dispositivo médico.

Há algumas semanas, um estudo sugeriu que o iPhone 12s, com os seus ímãs MagSafe, eram uma fonte potencial de interferência em implantes médicos como os Pacemaker. A empresa Cupertino havia comunicado anteriormente um documento no qual indicava, que ao contrário desse estudo, o MagSafe não representava “um grande risco de interferência”. Mas parece que a empresa da maça reviu essa informação, é que a empresa atualizou o referido documento, e agora indica que MagSafe pode de fato interferir com implantes médicos, e outros desfibriladores.

iPhone 12 deverá manter-se afastado dos Pacemaker e dos desfibriladores

Segundo o documento em questão:

“Dispositivos médicos implantados como Pacemaker, e desfibriladores, podem conter sensores que respondem a ímãs e rádios quando muito próximos. Para evitar possíveis interações entre esses dispositivos, mantenha o iPhone, e os acessórios MagSafe, a uma certa distância do dispositivo (mais de 15 cm ou mais de 30 cm durante o carregamento). Mas consulte o seu medico, e o fabricante do dispositivo para obter instruções específicas.”

Dito isso, parece que embora a Apple reconheça que o iPhone 12 tem mais ímãs do que os modelos anteriores, a empresa de Cupertino está convencida de que esses “não deveriam representar maiores riscos de interferência magnética com dispositivos médicos do que os modelos anteriores do iPhone.”

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.