Oficial: Apple M1 é um novo processador ARM que equipa os Macs

Oficial: Apple M1 é um novo processador ARM que equipa os Macs

10 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de meses em que se falou do Apple Silicon, a fabricante finalmente anunciou o novo Apple M1, aquele que é o seu primeiro processador para equipar os Macs que agora contam com a arquitectura ARM. Esse mesmo chip promete o dobro do desempenho dos mais recentes CPUs para Laptop, mas que consegue 1/4 da energia dos mesmos.

Durante a apresentação de há pouco, a Apple afirmou que o M1 conta com um CPU de 8 núcleos e um GPU de 8 núcleos. A empresa menciona ainda que o foco principal é a eficiência e usa uma ‘Arquitetura de Memória Unificada’ que significa que a RAM, CPU e GPU são partilhados, permitindo a redução do consumo de energia. Os quatro núcleos de alto desempenho são considerados os núcleos de desempenho mais rápidos de todos os tempos, enquanto também oferecem o melhor desempenho de CPU por watt.

Já o seu GPU de 8 núcleos também faz parte do M1 e, embora não use constantemente todos os seus núcleos, pode executá-los simultaneamente quando é necessário. Na verdade, segundo os slides revelados pela Apple, ele pode oferecer o dobro de desempenho em comparação com um laptop, enquanto consome um terço da energia. A empresa também se orgulha de que o M1 apresenta os gráficos integrados mais rápidos do mundo. No que diz respeito ao desempenho do CPU, a Apple afirma que os oito núcleos do M1 consomem um quarto da energia em comparação com os notebooks, o que se traduz em melhor duração geral da bateria.

Apple Silicon é o Apple M1 e é agora oficial

Além disso, o Apple M1 possui um motor neural de 16 núcleos que também possui um Enclave Seguro para isolar informações de segurança. Isso tornará as máquinas que são equipadas com o M1, mais seguras. A Apple também menciona que há suporte para Thunderbolt através do protocolo USB 4, então teremos que ver exactamente quanto rendimento podemos obter em apenas uma única porta.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.