Nvidia esmaga tudo e todos com resultados impressionantes e um ano recorde

Nvidia esmaga tudo e todos com resultados impressionantes e um ano recorde

24 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

A Nvidia revelou os seus resultados financeiros e o grupo continua a bater forte, a ponto de superar as expectativas e ter estabelecido um ano recorde. O grupo é particularmente impulsionado pela inteligência artificial.

A Nvidia alcançou quase 61 biliões de dólares em receitas e aumentou o seu lucro líquido seis vezes, para quase 30 biliões, durante todo o ano fiscal anual encerrado no final de janeiro. De novembro a janeiro, a Nvidia obteve 22 biliões em receita e 12,3 biliões em lucro líquido, resultados bem acima das suas previsões e expectativas de mercado.

Segundo Jensen Huang, fundador da Nvidia, a empresa “permitiu o surgimento de uma nova era da computação, a da IA ​​generativa, onde o software pode aprender, compreender e gerar todo tipo de informação: linguagem humana, estruturas biológicas ou até universos 3D”.

As placas gráficas da Nvidia, que têm sido utilizadas principalmente por jogadores até agora, são muito úteis para inteligência artificial porque o seu poder de computação pode ser utilizado para processar a impressionante quantidade de dados para IA generativa. E a procura não está a enfraquecer. A empresa americana espera uma faturação de 24 biliões no trimestre atual.

As placas gráficas da empresa, bem como o seu principal GPU, a H100, que vale dezenas de milhares de dólares cada, alimentam servidores em data centers especializados em IA. Este setor tornou-se o principal cliente do grupo. Os componentes da Nvidia são essenciais para treinar modelos de linguagem com montanhas de dados, e também para a sua aplicação prática, ou “inferência”, quando um utilizador formula uma consulta e o modelo responde com a sequência lógica de palavras/pixels/sons/código mais provável.

NVIDIA

Nvidia no seu auge

“Praticamente sempre que interage com o ChatGPT, sempre que usa o Midjourney, sempre que gera esses vídeos incríveis com o Soraou Runway, a Nvidia tem inferência”, enfatizou Jensen Huang. “A quota de inferência na nossa atividade tem registado um crescimento considerável, na ordem dos 40%” .

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.