Números de telefone de centenas de milhões de utilizadores do Facebook estiveram acessíveis

Números de telefone de centenas de milhões de utilizadores do Facebook estiveram acessíveis

5 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

O Facebook nunca teve uma boa imagem quando o assunto é privacidade, e por mais que a empresa se esforce, dificilmente algum dia terá credibilidade para se vangloriar sobre esse assunto. A prova disso mesmo, é que mais de 419 milhões de dados relacionados a utilizadores da rede social apareceram na Internet, incluindo os seus números de telefone.

Os dados foram armazenados num servidor que não estava protegido por password, e como tal, qualquer pessoa que soubesse o endereço poderia ter acesso a todas as informações presentes. Dos 419 milhões de dados, 133 milhões referem-se a utilizadores dos Estados Unidos, 18 milhões referem-se a utilizadores do Reino Unido e 50 milhões referem-se a usuários no Vietname.

Cada dado anexado identificada o que o Facebook atribui a cada utilizador após a criação das contas. Sanyam Jain, pesquisador de segurança, relata que alguns números estão relacionados a contas de celebridades.

Entretanto, após o surgimento da informação que aqui vou estou a relatar, o Facebook partilhou o seguinte com o pessoal do TechCrunch :

“Este conjunto de dados é antigo e parece conter informações obtidas antes das alterações que fizemos no ano passado para impedir que as pessoas encontrem outras pessoas usando o seu número de telefone. O conjunto de dados foi removido e não vimos qualquer evidência de que as contas do Facebook tenham sido comprometidas”.

De momento, ninguém sabe quem teve acesso a essa banco de dados, nem qual foi a sua motivação. O certo é que eles estavam disponíveis, e o Facebook tenta mais uma vez “sacudir a água” do capote, desvalorizando os acontecimentos.

Até ver, ninguém sabe quem teve acesso à informação, e quem teve acesso à mesma poderá simplesmente guardar a mesma para utilizar no futuro. Sabendo a rede social quais os dados que lá estavam, e de quem eram os dados, penso que o mínimo que poderiam fazer era informar os “lesados” sobre esse acontecimento.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.