Conheça as novas regras da Netflix em relação à partilha de contas

Conheça as novas regras da Netflix em relação à partilha de contas

31 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Partilha de contas da Netflix tem os dias contados. Após os rumores, há alguns dias a empresa anunciou oficialmente a próxima repressão aos muitos, muitos astutos habituados a partilhar a sua conta com amigos e/ou familiares (quando não deveriam).

Nas ultimas horas, a página da central de ajuda da Netflix adicionou mais alguns detalhes a esse respeito, tornando tudo oficial também para o nosso mercado. Ainda existem vários problemas para desatar, mas aqui está tudo o que precisa de saber.

Já aqui havia revelado que a Netflix havia anunciado claramente que até o final do primeiro trimestre de 2023, anunciaria as novas regras para a partilha de contas. Trata-se de uma ação que visa combater a partilha desenfreada de contas, que parte das primeiras regras que a empresa acaba de integrar na página “Partilha de conta Netflix” da central de ajuda.

Não é novidade que o serviço permite partilhar a conta dentro de uma família, uma família que deve estar associada a um local específico, endereços IP e IDs de dispositivos, que a Netflix usa para realizar verificações e evitar abusos. Na página supracitada, à pergunta “como deteta os dispositivos de uma posição principal”, onde podemos ler:

“Utilizamos informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividades da conta para determinar se um dispositivo ligado à sua conta está associado ao seu local principal”.

Nada de novo até ao momento, informação que já estava presente que assumimos será contudo brevemente atualizada face aos próximos blocos previstos. Em vez disso, as informações relativas ao desbloqueio, introduzidas pela Netflix no parágrafo “desbloquear um dispositivo (fora do local principal)”, fazem parte dessas novas regras para bloquear a partilha descontrolada de contas:

  • Quando alguém faz login na sua conta a partir de um dispositivo que não está associado ao seu local principal, a exibição da Netflix desse dispositivo pode ser bloqueada. Se o seu dispositivo for bloqueado, use uma das seguintes opções:
    • Se estiver a viajar, peça um código temporário para aceder à Netflix por 7 dias consecutivos.
    • Se não faz parte da família do proprietário da conta, inscreva-se numa nova conta Netflix.

Agora, o mais relevante está relacionado precisamente a esses códigos de desbloqueio temporários. A empresa não explica mais o problema, o que obviamente poderia deixar o campo livre para os astutos: em teoria, bastaria pedir pouco mais de 4 códigos por mês para remediar o “bloqueio”, um simples movimento simples ao qual imagine que a Netflix reserva algumas apostas.

Para confundir ainda mais a questão, e estender também aos usos legítimos do serviço, existe este outro ponto relacionado ao desbloqueio de aparelhos bloqueados pela Netflix :

Para acesso ininterrupto à Netflix, conecte-se ao Wi-Fi do seu local principal, abra a aplicação ou site da Netflix e assista a algo pelo menos uma vez a cada 31 dias. Dessa forma, você confirma que o dispositivo é confiável para assistir à Netflix, mesmo quando estiver longe do seu local principal.

Netflix

Partilha de contas da Netflix tem os dias contados

Resumindo: face ao que vem sendo reportado e estando estes controlos ligados ao “cargo principal”, colocam-se assim problemas tanto para quem usufrui indevidamente de contas de terceiros (externas ao pagador de um núcleo familiar), tanto para o próprio assinante como, no caso de viagens longas, mas sobretudo a utilização em segundas residências pode apresentar problemas.

Enquanto aguardamos por esclarecimentos da Netflix sobre as novas regras de bloqueio da partilha de contas, convidamos a consultar a respetiva página da central de ajuda para sanar quaisquer (ou outras) dúvidas, e para isso, só precisa de aceder aqui.

Contudo, a empresa devera revelar em breve o valor extra a pagar para aqueles que querem continuar a partilhar as suas contas com terceiros, uma situação que já está a ser testada em alguns mercados, mas por enquanto ainda não há qualquer informação relativamente a isso.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.