Notepad está de volta à Microsoft Store e com novos recursos

Notepad está de volta à Microsoft Store e com novos recursos

19 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

O Notepad é garantidamente um dos componentes mais básicos do sistema operativo Windows, mas também é um dos mais amados e mais úteis. Ele acompanha o sistema operativo da Microsoft há décadas e agora encontrou um novo lar na Microsoft Store.

Esta não é a primeira vez que a aplicação aparece na Microsoft Store. Anunciado originalmente em Agosto do ano passado, o Notepad apareceu durante algum tempo, até desaparecer misteriosamente. Agora está de volta e está melhor do que nunca com uma série de novos recursos.
Embora ainda seja uma aplicação básica, o Notepad percorreu um longo caminho durante os seus 30 anos de existência. A Microsoft classifica-o como uma aplicação que pode usar para “visualizar, editar e pesquisar documentos de texto sem formatação e ficheiros de código-fonte instantaneamente”, e pode ser usado para isso e muito mais. A decisão da Microsoft de adicionar a aplicação à sua loja, acontece depois de a empresa ter possibilitado que as pessoas o desinstalassem do Windows 10… assim já as podem voltar a instalar.

Aqui ficam as alterações anunciadas no “novo” Notepad:

Localização / substituição abrangente: melhoradas significativamente a experiência de localização / substituição no Notepad. Adicionamos a opção de localizar / substituir automaticamente a caixa de diálogo Localizar e o Bloco de Notas agora lembrará os valores inseridos anteriormente e o estado das caixas de selecção e os preencherá automaticamente na próxima vez que abrir a caixa de diálogo Localizar. Além disso, quando selecciona o texto e abre a caixa de diálogo Localizar, preencheremos automaticamente o campo de pesquisa com o texto seleccionado.

Zoom de texto: adicionamos opções para tornar mais rápido e fácil o zoom de texto no Bloco de Notas. Há uma nova opção de menu em Ver > Zoom para alterar o nível de zoom e exibimos o nível de zoom actual na barra de status. Também pode usar Ctrl + Plus, Ctrl + Menos e Ctrl + MouseWheel para aumentar e diminuir o zoom e usar Ctrl + 0 para restaurar o nível de zoom para o padrão.

Números de linha com quebra de linha: uma solicitação pendente longa foi adicionar a capacidade de exibir números de linha e coluna quando a quebra de linha está activada. Agora isso é possível no bloco de notas e tornamos a barra de status visível por padrão. Ainda pode desactivar a barra de status no menu Ver.

Outras melhorias:

  • Melhoramos o desempenho ao abrir ficheiros grandes no Bloco de Notas.
  • O bloco de notas agora suporta Ctrl + Backspace para excluir a palavra anterior.
  • As teclas de seta agora desmarcam o texto correctamente primeiro e depois movem o cursor.
  • Ao salvar um arquivo no bloco de notas, o número da linha e da coluna não é mais redefinido para 1.
  • O bloco de notas agora exibe correctamente as linhas que não cabem totalmente no ecrã.

Se deseja instalar a versão da Microsoft Store do Windows Notepad, pode obtê-la aqui. Mas fique a saber que para usar a aplicação precisa de ter o Windows 10 com a versão 19541.0 ou superior.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.