Nokia explica porque é que alguns dos seus telefones enviam dados para a China

Nokia explica porque é que alguns dos seus telefones enviam dados para a China

24 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias surgiram notícias menos agradáveis sobre a Nokia. Uma empresa alegou que alguns Nokia 7 Plus secretamente enviaram dados para servidores chineses, após isso ter sido descoberto pelo pessoal da estação de rádio NRK, da Noruega. A informação continuou a fazer com que as DPAs finlandesas aparecessem no local. Agora, a Nokia lançou uma declaração para esclarecer o assunto.

Eles examinaram o caso e descobriram que nenhum dado pessoal foi divulgado a terceiros. Eles também analisaram o presente caso e descobriram que o cliente de activação de dispositivo para a versão chinesa do smartphone foi incluído por engano no pacote de software de um único lote de telefones Nokia 7 Plus. Devido a esse erro, esses dispositivos tentaram enviar dados de activação do dispositivo para um servidor de terceiros. No entanto, esses dados nunca foram processados ​​e nenhuma pessoa pode ser identificada a partir desses dados.

Esse erro já foi detectado em Fevereiro de 2019 pela conversão do cliente para a variante de país correta e corrigida. Todos os dispositivos afectados receberam essa correcção e quase todos os dispositivos já a instalaram, afirmou a Nokia.

Também houve especulações de que outros smartphones da empresa Finlandesa partilham dados semelhantes com servidores de terceiros. A Nokia diz que isso é mera especulação e os telefones da Nokia não são afectados. Todos os dados do dispositivo Nokia, excepto as variantes da China, são armazenados nos servidores HMD Global fornecidos pela Amazon Web Services em Singapura.

Mas que dados a Nokia recolhe? Alegadamente, apenas informações sobre o dispositivo serão transmitidas, para activar a garantia do dispositivo. Da mesma forma, os utilizadores podem, opcionalmente, participar do “Programa de Experiência do utilizador” para melhorar a satisfação do utilizador. Aqui, o feedback do utilizador, bem como os dados de diagnóstico do smartphone, são transmitidos.

É uma explicação como tantas outras, mas será que é mesmo assim? Vamos esperar para ver.

 

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.