Nintendo patenteia tecnologia de joystick magnético para os Joy-Con

Nintendo patenteia tecnologia de joystick magnético para os Joy-Con

11 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Qualquer pessoa que possua uma Nintendo Switch sabe que um dos seus principais problemas é o chamado Joy-Con Drift, que mais não é do que um desvio do stick analógico. Basicamente, com bastante desgaste, os joysticks começarão a mover-se numa determinada direção sem intervenção do jogador.

Esse é um problema irritante que afeta quase todos os comandos modernos, mas parece afetar com mais intensidade os pequenos Joy-Con da Nintendo Switch. Isso acontece porque esses manípulos analógicos são tão pequenos que se desgastam mais rapidamente – novamente, qualquer pessoa que tenha uma Switch há algum tempo, provavelmente já substituiu vários conjuntos de Joy-Con (aqui por casa já foram 4 vezes).

Apesar do problema do Joy-Con Drift ser bem conhecido há anos, a Nintendo não fez nada a esse respeito, embora isso possa finalmente mudar quando a próxima consola da empresa chegar. A Nintendo registou recentemente várias novas patentes, uma das quais é um novo joystick que usa fluido magnético para registar movimentos. Embora os detalhes técnicos precisos possam diferir um pouco, esta situação soa a algo semelhante a um joystick de “Efeito Hall”.

Para quem não conhece, a maioria dos manípulos analógicos modernos contém um potenciómetro que utiliza contactos elétricos físicos reais para registar o movimento e, portanto, estão sujeitos a desgaste. Por outro lado, os joystick de efeito Hall utilizam campos magnéticos para detetar movimento sem qualquer contacto físico e, portanto, não sofrem o mesmo tipo de problemas de desgaste. Embora nenhum grande comando original use ainda essa tecnologia, alguns periféricos de terceiros começaram a oferecê-la.

Agora, novamente, não está totalmente claro se a Nintendo está a trabalhar num joystick tradicional de efeito Hall. Parece que eles estão a fazer algo um pouco diferente, mas os campos magnéticos são definitivamente uma grande parte disso. No mínimo, parece que há uma boa hipótese de a Nintendo estar a repensar a sua tecnologia de joystick para a Switch 2 (ou como quer que seja chamada), o que é uma ótima notícia para as carteiras dos fãs.

É exatamente assim que a Nintendo descreve a sua nova patente de Joy-Con:

“Este sistema de processamento de informações inclui – um comando incluindo um elemento de operação a ser deslocado de uma posição inicial pela operação de um utilizador, uma secção de transmissão de força restauradora que aplica uma força restauradora para retornar o elemento de operação deslocado para a posição inicial, uma secção de resistência utilizando um fluido magnetoreológico cuja viscosidade muda com a intensidade magnética e que se torna resistente quando o elemento de operação é deslocado de/para a posição inicial, e uma secção de geração de campo magnético que fornece o campo magnético ao fluido magnetoreológico; e um circuito capaz de controlar a secção de geração de campo magnético.”

É claro que nem todas as patentes acabam por se tornar em produtos reais, então não fique muito animado até sabermos realmente o que há nos comandos da próxima geração da Nintendo.

Há rumores de que a sucessora da Nintendo Switch foi mostrada aos programadores na Gamescom e pode oferecer níveis de potência semelhantes ao das Xbox Series S, com habilidades de ray tracing possivelmente superiores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.