Netflix perde 1 milhão de utilizadores em Espanha por causa do fim da partilha de contas

Netflix perde 1 milhão de utilizadores em Espanha por causa do fim da partilha de contas

26 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Para os Portugueses isso já não é uma novidade. Agora ficamos a saber que as novas regras da Netflix contra a partilha gratuita de contas em Espanha saiu-lhes muito cara, já que isso significou o abandono de 1 milhão de utilizadores da plataforma.

1 milhão de assinaturas é um numero muito significativo porque a perda em questão não está relacionada com os quatro mercados onde a repressão teve efeito, nomeadamente Portugal, Canadá, Nova Zelândia e Espanha, mas esse numero é somente referente à Netflix Espanha.

Para quem não sabe, no início do passado mês de fevereiro, a Netflix revelou o fim da partilha abusiva de senhas e contas nos primeiros países, daqueles de que falávamos acima. Esse é um movimento muito discutido e que, no último trimestre encerrado em março, deveria ter envolvido também outros mercados, inclusive o nosso. A 18 de abril, a Netflix esclareceu um pouco melhor a situação ao confirmar que as novas regras chegarão em outros países até junho.

Na mesma ocasião, a empresa também esclareceu que os atrasos se devem ao desejo de analisar como evitar a partilha de contas, tornando esses quatro países uma espécie de banco de ensaio para uma posterior implementação global.

Mas, como previsto, essa repressão já custou caro à Netflix, que em Espanha já perdeu mais de um milhão de assinantes, só no primeiro trimestre de 2023, passando de 10,4% no trimestre anterior para uma participação de 6,6% (o quarto de 2022).

Obviamente, há riscos inerentes ao bloqueio da partilha de contas, especialmente considerando que a Netflix incentivou o mesmo em 2017. É portanto evidente que muitos utilizadores, sobretudo porque estão há muito habituados a partilhar a sua conta com amigos e familiares, não gostam de tal movimento. E a julgar pelos remove e adiciona, adiciona e remove das novas regras na central de ajuda da Netflix, bem como os mesmos atrasos de uma implementação mais generalizada, o assunto é muito delicado para a empresa, que apesar de tudo parecia bastante decidida no suas declarações na semana passada, prometendo uma futura difusão em muitos outros mercados.

Netflix Espanha perde um milhão de assinantes no ultimo trimestre

Por outro lado, na mesma ocasião, a Netflix declarou que os assinantes no Canadá aumentaram com a implementação das novas regras contra a partilha de contas, situação que a empresa julgou funcional também para as previsões para o mercado norte-americano.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.