Netflix diz que o seu principal concorrente é o… Fortnite

Netflix diz que o seu principal concorrente é o… Fortnite

18 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

No relatório do quarto trimestre de 2018 para os seus acionistas, a Netflix revelou estimar que 10% do tempo de ecrã de televisão nos Estados Unidos é utilizado para assisti a algum conteúdo da sua plataforma, e apesar de 10% parecer um numero pequeno, acreditem que é um numero gigante… pois significa que nos Estados Unidos, em cada hora que todas as TVs estão ligadas, 6 minutos são em média para transmitir conteúdos da Netflix.

Curiosamente, a Netflix apontou que o tempo de ecrã é obtido a partir de um conjunto muito amplo de concorrentes. A empresa acredita que compete mais com o Fortnite (e perde), do que com empresas de concorrência direta, como a HBO. Existem milhares de concorrentes no fragmentado mercado de entretenimento, cada um a competir pela atenção dos consumidores, e é por isso que a Netflix acredita que o crescimento só pode vir através da melhoria da experiência de visualização, que é o seu foco, em vez de projetar especificamente para outros serviços de streaming como o Amazon Prime ou o próximo Disney +.

Essencialmente, os programas e filmes originais de maior qualidade ficam disponíveis na plataforma e quanto maior o tempo de ecrã, até mesmo afastando as pessoas dos jogos… pois o dia só tem 24 horas.

É claro que o fato de a Netflix ter chegado ao ponto de nomear o Fortnite como o seu maior concorrente atual, de tempo de exibição, fornece uma perspetiva do incrível fenómeno social que é o jogo da Epic. A visão da empresa de possibilitar o verdadeiro multiplayer multiplataforma pela primeira vez em PCs, consoles e dispositivos móveis certamente ajudou muito, já que os jogadores podem continuar a jogar com os seus amigos, independentemente das respetivas plataformas usadas.

O relatório é muito positivo sobre o recente filme interativo Black Mirror: Bandersnatch. Na verdade, há planos para usar o sistema de storytelling chamado ‘Gerente de Filial’ para criar projetos de filmes interativos adicionais, fazendo a ponte entre filmes e jogos.

Por último, os fãs de The Witcher podem ficar desapontados ao saber que o próximo programa de TV estrelado por Henry Cavill, não foi mencionado neste relatório. Isso não significa necessariamente que a série não vai estrear em 2019, já que apenas alguns dos espetáculos planeados para este ano foram mencionados nesse relatório.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.