Netflix anuncia Áudio Espacial para o Stranger Things e outros originais

Netflix anuncia Áudio Espacial para o Stranger Things e outros originais

7 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Netflix revelou que a partir de hoje está a disponibilizar o áudio espacial para muito do seu conteúdo original. O recurso deve oferecer um som mais imersivo, principalmente para aqueles que assistem ao seu conteúdo com fones de ouvido.

Para tornar isso numa realidade, a Netflix colaborou com a Sennheiser para converter mixagens de som surround numa apresentação de áudio espacial expansiva que pode ser reproduzida pelos altifalantes estéreo, e pelos fones de ouvido. Ou seja, não precisa de comprar nada de novo, ou possuir um sistema surround. Segundo a Netflix, o áudio espacial “é compatível com todos os dispositivos, todos os planos de streaming e não requer caixas de som surround ou equipamentos de home theater”.

“O áudio espacial da Netflix ajuda a traduzir a experiência cinematográfica do áudio imersivo para qualquer aparelho de som, então o trabalho que os criadores fazem para trazer você para a história acontece independentemente do dispositivo que usa para assistir à Netflix”, disse a empresa numa publicação no seu blog.

De momento, podemos tirar proveito dito apenas numa selecção limitada de conteúdo, mas as primeiras escolhas da Netflix incluem a Temporada 4 de Stranger Things, Red Notice, The Witcher, O Projecto Adam e muito mais. Se quiser conhecer todo o conteúdo que conta com o Áudio Espacial, apenas precisa de fazer a pesquisa pelo termo “Spatial Audio”.

No conteúdo suportado, a saída estéreo regular agora será substituída pelo Ambeo 2-Channel Spatial Audio da Sennheiser. O Ambeo extrai de qualquer som surround, ou faixa de áudio Dolby Atmos, disponível para o conteúdo seleccionado e o mistura num perfil estéreo mais imersivo.

Embora o Ambeo 2-Channel Spatial Audio não seja uma mixagem separada, os criadores ainda têm controlo granular sobre a espacialização. Os mixers podem definir a quantidade de processamento Ambeo para cada grupo separadamente. Os mixers de regravação podem discar a quantidade desejada de processamento, desde mixagem estéreo padrão até efeito Ambeo completo e em qualquer lugar intermediário. O diálogo pode ser deixado intocado, enquanto a espacialização máxima pode ser aplicada ao ambiente e aos efeitos sonoros.

Explica a Sennheiser no seu site.
Áudio Espacial

Áudio Espacial chega à Netflix

Para aqueles com um sistema Atmos completo na sua sala de estar, o áudio espacial da Netflix não fará nada de novo, ou diferente, da experiência que estão habituados. Mas pode ser uma actualização decente ao assistir o seu entretenimento em movimento.

O áudio espacial geralmente é menos perceptível, e pode ser decepcionante, ao ouvir com altifalantes de laptop ou TV padrão. No entanto, a Netflix dá o exemplo da cena épica que se passou em Stranger Things, onde Eddie Muson toca uma musica dos Metallica, já que aí é muito perceptível (aqui).

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.