Mozilla anuncia versão dedicada do Firefox para iPad

25 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

A Mozilla lançou uma nova versão do seu navegador, o Firefox, que foi criada especificamente para o iPad, completa com recursos voltados para tornar a experiência de utilizador no tablet, mais conveniente. Segundo a Mozilla, a ideia é construir não é apenas fazer mais versão para o iOS, mas também oferecer uma experiência conducente à realização de tarefas no iPad.

Alguns recursos incluídos no Firefox para iPad podem parecer familiares aos utilizadores do iOS, como a capacidade de definir o Firefox como o navegador padrão para abrir links da Microsoft Outlook para iOS. O navegador também suporta ecrã dividido, um recurso que estreou no lançamento do iOS 9, em 2015.

A gestão de guias também foi melhorada, mostrando guias individuais como blocos para que os utilizadores possam obter instantaneamente um vislumbre do seu conteúdo. O Firefox para iPad também suporta o Send Tabs, um recurso anunciado em Fevereiro, para ajudar os utilizadores com separadores de partilha de contas do Firefox entre dispositivos e continuar com a sua sessão de navegação sem sair do navegador.

A Mozilla também reconhece que os utilizadores de tablets usam frequentemente os seus dispositivos com um teclado externo, então o Firefox para iPad suporta atalhos de teclado, que aparecem quando a tecla de comando é pressionada durante algum tempo.

A navegação privada também recebe um método mais rápido. Em vez de abrir uma guia extra para navegar na Web no modo de navegação anónima, os utilizadores só precisam de tocar no ícone da navegação privada (na cor roxa), localizado no canto inferior esquerdo do navegador.

Outros recursos do Firefox para iPad são o modo noturno para leitura com pouca luz, um tema escuro e uma proteção de rastreamento na web. Vale a pena notar que o navegador foi atualizado apenas há alguns dias, após a Apple ter lançado o novo iPad Air e o iPad mini, e está disponível para download na Apple App Store.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.