Mozilla disponibiliza o Firefox 103: Conheça as principais novidades
26 Julho, 2022Depois de um mês de versão beta, a Mozilla disponibilizou uma nova versão do seu navegador, o Firefox 103, que agora conta com desempenho melhorado do WebGL, desempenho melhorado em monitores de alta taxa de refrescamento e a segurança mais forte devido a a remoção da opção de configuração que permite assinaturas SHA-1 em certificados.
Entre as mudanças dignas de nota, o Mozilla Firefox 103 agora destaca os campos obrigatórios em formulários PDF, preserva espaços sem quebra ao copiar texto de um controlo de formulário e facilita o acesso aos botões na barra de ferramentas.
Também foi melhorado o recurso Picture-in-Picture (PiP), que agora suporta legendas para os serviços de streaming de vídeo Dailymotion, Funimation, Hotstar, SonyLIV e Tubi.
Houveram rumores que davam conta de que a Mozilla planeava adicionar outro novo recurso de protecção de rastreamento no Firefox 103, chamado URL Query Parameter Stripping, mas parece que o mesmo está desactivo por padrão. Esse recurso remove os parâmetros de rastreamento dos endereços da Web para proteger a sua privacidade no modo estrito ETP, e no modo de navegação privada.
No entanto, o Firefox 103 traz maior protecção contra rastreamento online através da Total Cookie Protection, que foi activa por padrão no mês passado para todos os utilizadores, e em todas as plataformas suportadas, isolando todos os cookies de terceiros em armazenamento particionado.
Firefox 103 já está disponível para download
Claro, também existem várias correcções de segurança e correcções de bugs, como uma correcção para um problema que pode retardar significativamente a inicialização do Firefox pelo processamento do armazenamento local de conteúdo da Web.
Como sempre, aqueles que já tiverem o navegador instalado, apenas precisam de o actualizar no menu ajuda – acerca do Firefox. Aqueles que não tiverem, quando descarregarem (aqui), já receberão o Firefox 103.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.