Mozilla disponibiliza o Firefox 103: Conheça as principais novidades

Mozilla disponibiliza o Firefox 103: Conheça as principais novidades

26 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Depois de um mês de versão beta, a Mozilla disponibilizou uma nova versão do seu navegador, o Firefox 103, que agora conta com desempenho melhorado do WebGL, desempenho melhorado em monitores de alta taxa de refrescamento e a segurança mais forte devido a a remoção da opção de configuração que permite assinaturas SHA-1 em certificados.

Entre as mudanças dignas de nota, o Mozilla Firefox 103 agora destaca os campos obrigatórios em formulários PDF, preserva espaços sem quebra ao copiar texto de um controlo de formulário e facilita o acesso aos botões na barra de ferramentas.

Também foi melhorado o recurso Picture-in-Picture (PiP), que agora suporta legendas para os serviços de streaming de vídeo Dailymotion, Funimation, Hotstar, SonyLIV e Tubi.

Houveram rumores que davam conta de que a Mozilla planeava adicionar outro novo recurso de protecção de rastreamento no Firefox 103, chamado URL Query Parameter Stripping, mas parece que o mesmo está desactivo por padrão. Esse recurso remove os parâmetros de rastreamento dos endereços da Web para proteger a sua privacidade no modo estrito ETP, e no modo de navegação privada.

No entanto, o Firefox 103 traz maior protecção contra rastreamento online através da Total Cookie Protection, que foi activa por padrão no mês passado para todos os utilizadores, e em todas as plataformas suportadas, isolando todos os cookies de terceiros em armazenamento particionado.

Firefox 103

Firefox 103 já está disponível para download

Claro, também existem várias correcções de segurança e correcções de bugs, como uma correcção para um problema que pode retardar significativamente a inicialização do Firefox pelo processamento do armazenamento local de conteúdo da Web.

Como sempre, aqueles que já tiverem o navegador instalado, apenas precisam de o actualizar no menu ajuda - acerca do Firefox. Aqueles que não tiverem, quando descarregarem (aqui), já receberão o Firefox 103.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.