Motor de pesquisa da Google comemora hoje o seu 23º aniversário

Motor de pesquisa da Google comemora hoje o seu 23º aniversário

27 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Estávamos a 27 de Setembro de 1998, e Larry Page e Sergey Brin revolucionaram a Internet ao anunciar o Google, aquele que se viria a tornar o maior motor de pesquisa da Web. E hoje o gigante celebra esse feito com um novo doodle.

E para quem não sabe, o nome Google surge por causa de uma formula matemática de Edward Kasnet, o googol, que designa 1 seguido de 100 zeros. A utilização da plataforma rapidamente se tornou um padrão, e no primeiros tempos montaram o seu data center na garagem de Susan Wojcicki, aquela que se viria a tornar a chefe do Youtube.

23 anos depois, o Google é o maior de pesquisa do planeta, que está hospedado em 20 data centers em todo o mundo, e processa biliões de solicitações todos os dias, e em mais de 150 idiomas.

Google

Google comemora o seu 23º aniversário

E isso sem contar com as muitas outras áreas de actividade em que a empresa de Mountain View é famosa. Enquanto esta se prepara para lançar o seu próximo smartphone (Pixel 6), o seu navegador que até é o mais utilizado no mundo, alguns sistemas operativos, GPS, inteligência artificial, e muito mais.

É claro que há um lado sombrio nesse sucesso. A empresa está, de facto, banhada em muitos casos de abusos de posição dominante, e vários países começam a pedir-lhe o acerto de contas. Enquanto isso, a Google está a comemorar o seu aniversário com sobriedade.