Modo de Repouso na PlayStation 5? É melhor desactivar

Modo de Repouso na PlayStation 5? É melhor desactivar

13 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Desde o seu lançamento, que aconteceu no final de 2020, a PlayStation 5 continua a ser uma mercadoria rara nas prateleiras das lojas. Uma situação que impede a Sony de atingir as suas metas de vendas, enquanto a demanda se mantiver. A empresa japonesa promete o melhor nos próximos meses, e alguns milhões de sortudos já conseguiram obter a sua consola. Se você é um dos jogadores em questão, provavelmente já deve ter reparado que a PlayStation 5 conta com um Modo de Repouso.

Este Modo de Repouso deve ser accionado automaticamente após um período de inactividade da consola. Quando activo, permite que ela continue a carregar os comandos, a verificar e descarregar actualizações de jogos ou aceitando alterações no sistema. Durante esse tempo, a consola consome muito menos energia do que se estivesse ligada. O objectivo é, portanto, duplo para a empresa, que tem o cuidado de reduzir o consumo de electricidade, e ao mesmo tempo permite que os jogadores tenham uma consola constantemente actualizada.

No entanto, o pessoal do site SlashGear relata que esse Modo de Repouso pode causar mais problemas do que soluções para a sua PlayStation 5.

Assim que a consola foi lançada, muitos problemas foram relatados com esse Modo de Repouso. A Sony corrigiu muitos dos seus bugs através de patches e actualizações do sistema. No entanto, alguns utilizadores continuam a ter problemas, o que pode prejudicar a experiência do jogador.

Um dos problemas mais comuns é que a PS5 tende a desligar no Modo de Repouso. No entanto, esta opção existe justamente para evitar que a consola desligue completamente. Ao reiniciar, a máquina da Sony apresenta uma mensagem de erro, informando que “a sua PS5 não foi desligada correctamente” . Em seguida, é necessário ligá-la manualmente através do botão Power, e não do comando.

Outros problemas incluem falhas no sistema ou ficheiros de backup que podem ficar corrompidos ou excluídos... e esta situação, inclusive, já aconteceu comigo. Alem disso, o SlashGear afirma ter relatos de que esse modo bloqueou totalmente a PlayStation 5, tendo sido necessário activar a garantia.

Modo de Repouso

Como desactivo o Modo de Repouso da PlayStation 5?

Para evitar esses inconvenientes, pode ser aconselhável desactivar esta função até que a Sony tenha resolvido todos os problemas. Para desactivar o Modo de Repouso, basta aceder às “Definições” da consola e depois “Sistema” e “Poupança de energia”. Nesse menu, pode definir o tempo antes que a PS5 entre nesse modo. Pode, e deve, ainda seleccionar “Não alternar para o modo de Repouso”.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.