Utiliza o Mobdro? Então este artigo é para si

Utiliza o Mobdro? Então este artigo é para si

28 Abril, 2019 1 Por Joel Pinto

Não vale a pena tentar fugir da realidade, e por isso é fácil afirmar que as aplicações ilegais de Streaming são amplamente usadas em todo o mundo. Dizer o contrário e só tentar ser politicamente correto, e tentar esconder uma realidade. Isso faz com que as operadoras percam milhões, e milhões de euros, todos os anos. Mas existe quem esteja a ganhar com as mesmas. Quer seja pelo fornecimento de serviços de IPTV, ou algo do estilo, ou simplesmente pela disponibilização de aplicações gratuitas, e com conteúdo ilegal.

E dentro das aplicações gratuitas temos o Mobdro, que segundo uma nova pesquisa realizada por uma empresa de segurança, está a recolher diversas informações dos utilizadores que a executam nos seus dispositivos. Entre os dados recolhidos pela aplicação temos as passwords da rede WiFi e procura aceder à multimédia e outros aplicações legítimas nas redes dos utilizadores.

O pessoal da Dark Wolfe Consulting, diz que depois de instalar a aplicação no sistema Android, ela força uma atualização e depois reencaminha o nome e password da sua rede WiFi para um servidor localizado na Ásia. De imediato o Mobdro começa então a busca por acesso a conteúdo multimédia e a outras aplicações legítimas na rede.

“Pesquisadores observaram que a aplicação que enviava o nome e a senha sem fio do utilizadores para um servidor externo, na Indonésia, começou a vasculhar a rede e a negociar com qualquer serviço de partilha de ficheiros na Rede Local. Ele também “bateu à porta”, à procura de outros malwares ativos”, escrevem eles.

“Após a atualização inicial, o dispositivo aceitou comandos de um agente de ameaça. Esses comandos podem vir da própria aplicação ou dos fluxos de filme. Com cada seleção de conteúdo, o utilizador abre a porta para um novo conjunto de comandos e cargas úteis maliciosas de um agente de ameaça para um dispositivo em uso. ”

Não foi explicado como os próprios fluxos de vídeo podem conter malware. Acredita-se que o Mobdro utilize a Web em busca de conteúdo, assim como os complementos Kodi, e os especialistas em segurança não viram malware em fluxos de vídeo .

No entanto, os pesquisadores afirmam que os “comandos nas aplicações ou a partir dos fluxos de filmes” foram “criptografados ou codificados, dificultando a análise da infecção”. É uma declaração vaga de que o estudo se baseia, observando que comandos criptografados poderiam executar uma atualização, recuperar malware, participar de um ataque DDoS ou obter ficheiros armazenados no dispositivo ou na rede, como imagens, filmes ou documentos.

Há pouca dúvida de que o comportamento destacado acima não é algo que os utilizadores esperariam de uma aplicação de streaming. No entanto, deve-se notar que o software Mobdro realmente pede ao utilizador para conceder permissão de acesso às suas fotos, multimédia, ficheiros e localização do dispositivo.

A maioria cegamente concede essas permissões em vez de as recusar, é claro, e parece que os seus programadores aproveitaram esse desleixo.

Além disso, tendo em vista as descobertas dos pesquisadores, vale a pena destacar a situação caótica que envolve o Mobdro e muitas aplicações similares que facilitam o acesso a fluxos ilícitos de filmes e programas de TV.

Por isso, se não quiser partilhar a sua informação pessoal com alguém que não conhece, o melhor é simplesmente desinstalar essa aplicação.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.