MIT suspende as parcerias de pesquisa com a Huawei e a ZTE

MIT suspende as parcerias de pesquisa com a Huawei e a ZTE

6 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Esteve ativa durante alguns meses, justamente desde que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido como MIT lançou as suas próprias investigações sobre a “confiabilidade” das suas parcerias de pesquisa com a Huawei e a ZTE. Finalmente, o mais renomado centro de pesquisa do mundo anuncia oficialmente a suspensão, por tempo indeterminado, das sua colaboração com as empresas mencionadas, e acrescenta um grau extra de vigilância em todos os projetos relacionados à China, Rússia ou Arábia Saudita.

O MIT confirma que “não aceitará mais novos compromissos ou renovará os existentes com a Huawei, ZTE ou as suas respetivas subsidiárias devido a investigações federais sobre violações de sanções restritivas”. Apesar das razões “oficialmente” para justificar esta pausa (contratos comerciais com o Irão, apesar do embargo dos EUA), o centro de pesquisa tomou a sua decisão após uma avaliação interna de parcerias e projetos de “alto risco”. O American Research Institute trabalha em muitos setores tecnologicamente avançados (robótica, IA), setores altamente expostos aos riscos da espionagem industrial.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.