Novas informações sobre o Microsoft Windows Core OS aparecem online

Novas informações sobre o Microsoft Windows Core OS aparecem online

14 Agosto, 2019 1 Por Joel Pinto

Já não é a primeira vez que se ouve dizer que a Microsoft está a trabalhar no Windows Core OS, um sistema operativo modular baseado no Windows e que servirá para alimentar uma nova categoria de dispositivos, incluindo PCs dobráveis ​​e talvez dispositivos que ainda não tenham sido revelados.

Recentemente, informações do pessoal da Forbes deram conta de que o próximo Surface PC dobrável, da Microsoft com o nome de código Centaurus, chegará a executar o Windows Core OS (WCOS) e que terá suporte a aplicações Android.

Agora, outro perfil do LinkedIn, e desta vez de um engenheiro de software da Microsoft, confirmou mais uma vez os detalhes do Windows Core OS. Segundo a listagem, o engenheiro trabalhou com o Grupo de Sistemas Operativos em aplicações UWP que fazem parte do Windows e do Windows Core OS (WCOS).

O que são as UWP?

Para quem não sabe o que é o UWP, é a denominação de um conjunto de APIs criadas pela Microsoft para o desenvolvimento de aplicações, lançadas em conjunto com o Windows 10. O objectivo dessa plataforma é de auxiliar no desenvolvimento de aplicações de interface moderna que são executados tanto no Windows 10, como no Windows 10 Mobile, sem a necessidade de reescrever o código para cada sistema operativo.

Também vale a pena mencionar que sempre ouve informações de que o Windows Core OS tinha laços profundos com essa aplicações, e experiências na web. Segundo esse perfil, o engenheiro também implementou a experiência File Picker e File Explorer para o Core OS.

Mais recentemente, um perfil de um engenheiro de software revelou que a Microsoft está a trabalhar numa variante do centro de acções para o Windows Core OS, para manter o canal de notificações na nova plataforma.

É provável que a empresa esteja a trabalhar numa revisão visual do centro de acções para o Windows Core OS.

O Windows Core OS servirá de base modular para a nova experiência no Windows, e o centro de acções poderá obter um facelift como parte dessa transição. Como mencionado, o WCOS alimentará uma nova categoria de PCs, incluindo o dispositivo de duplo ecrã da Microsoft, que deverá ser revelada até o primeiro semestre de 2020.

Também se fala na possibilidade deste sistema operativo equipar um novo smartphone da Microsoft, mas sobre isso, ainda existem poucas informações.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.