Microsoft trabalha num carregador magnético USB C

Microsoft trabalha num carregador magnético USB C

7 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Quando se trata de dispositivos móveis, um dos problemas comuns é o carregamento. Devido ao comprimento estendido do cabo, é bastante comum que o cabo ou os conectores sejam danificados com o tempo. Para evitar esse problema, algumas fabricantes de dispositivos usaram conectores magnéticos. A Apple e a Microsoft estão entre as mais prolíficas nos seus dispositivos. No entanto, a maioria desses conectores é proprietária. Talvez num movimento para padronizar, a Microsoft está a explorar o uso do carregamento magnético USB-C.

A principal vantagem dos conectores magnéticos é a capacidade de se soltar facilmente sem danos. Para dispositivos móveis como o Surface, isso permite que o dispositivo e o cabo se separem com segurança se o cabo ficar preso. O MagSafe da Apple foi uma dessas implementações. A Microsoft também criou o seu próprio Surface Connector. Enquanto a Apple desistiu do MagSafe, parece que a Microsoft está a ir na direção certa, já que a empresa registou uma patente para uma implementação magnética USB-C.

Usando o USB Type-C faz muito sentido. Já é uma porta comum para carregamento e transferência de dados para muitos dispositivos. Como parte do Thunderbolt 3 e do USB-PD, a porta já fornece energia além das necessidades da maioria dos dispositivos móveis. A Apple chegou até a produzir alguns laptops apenas com portas USB-C. A Microsoft também pode estar a mover-se nessa direção para padronizar as portas, mas com sinais mistos. O padrão também é bastante semelhante em capacidade ao conector dos Surfaces actuais, embora eles não sejam compatíveis.

Tornar o USB-C magnético traz todos os benefícios do carregamento magnético e do USB-C juntos a um custo reduzido. Isso permitiria que uma porta realmente fizesse tudo. Além disso, a porta USB-C magnética no dispositivo ainda pode usar cabos USB-C comuns. Isto dá a flexibilidade adicional de usar outro cabo e carregador se o magnético estiver em falta. Por enquanto, teremos que esperar e ver, afinal, uma patente é apenas um passo e pode demorar algum tempo até que chegue realmente ao mercado.

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.