Meta vai começar a marcar conteúdo gerado por IA

Meta vai começar a marcar conteúdo gerado por IA

6 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Provavelmente estamos perante uma das melhores iniciativas da Meta em… muito tempo. A empresa liderada por Mark Zuckerberg anunciou que em breve vai adicionar uma “marca d‘água” a todas as imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) que serão partilhadas no Facebook, Instagram e Threads.

A Meta também especifica que irá reprimir os utilizadores que não informarem que as suas imagens/vídeos/áudio são gerados por Inteligência Artificial. A Meta já possui uma marca d‘água para reportar a origem artificial das imagens, “Imagined with AI”, mas esta última atualmente só pode ser utilizada com conteúdo gerado pelo Imagine AI, o gerador de imagens da Meta.

No entanto, em breve, os utilizadores poderão utilizar essa marca d‘água para todas as imagens/vídeos/áudio gerados com Bard/Gemini, ChatGPT/Dall-E, Adobe Firefly, Midjourney e muitos outros…

Para Nick Clegg, “presidente de assuntos globais” da Meta, esta nova ferramenta é um grande passo na aceitação da IA ​​a nível social, e deve tranquilizar todos aqueles que já antecipam possíveis abusos:

“Para aqueles que estão preocupados com “O facto de o conteúdo de vídeo e áudio ser concebido para enganar materialmente o público sobre uma questão politicamente importante no período que antecede as eleições”, estaremos bastante vigilantes”, declarou o líder.

A iniciativa da empresa controladora das principais redes sociais não é um caso isolado: a Adobe revelou recentemente o sistema Content Credentials que indica a origem artificial de imagens em metadados enquanto a Google estendeu a sua marca d‘água SynthID para ficheiros de áudio após disponibilizar o mesmo em versão beta para as imagens.

Meta

Conteúdo gerado por Inteligência Artificial será marcado nas aplicações da Meta

Os “infratores” que se recusarem ou esquecerem de indicar a “origem da IA” do conteúdo publicado no Instagram, Threads ou Facebook receberão primeiro uma mensagem de aviso e, se nada for feito, a mensagem em questão será excluída pela Meta. A poucos passos das eleições presidenciais americanas, o objetivo seria principalmente impedir a propagação de imagens virais geradas pela IA (visando, por exemplo, este ou aquele candidato).

FONTE: The Verge

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.